Representantes das academias de Contagem se reuniram com a prefeita Marília Campos na última terça, 19, para discutir a importância da propagação da Campanha “Pacto pela Vida” dentro dos estabelecimentos. Durante o encontro, a prefeita avaliou os indicadores do sistema de saúde, incluindo as ações de fiscalização dos últimos dias nos estabelecimentos comerciais. “Nos próximos dias, vamos ter um balanço do impacto da campanha “Pacto pela Vida” no comportamento da cidade”, adiantou.
Marília também reforçou a importância do envolvimento de todos os segmentos junto à população, mesmo com a aplicação da vacina já iniciada. “Optamos por um caminho mais difícil de não fechar a cidade, por acreditar no diálogo, conscientização e manutenção dos cuidados sanitários mesmo com a vacinação”, enfatizou.
Assim como empresários e lojistas, o setor das academias também reconheceu como positiva a posição da prefeitura pelo diálogo estabelecido com o setor produtivo pelo não fechamento das atividades comerciais. Eles também se colocaram à disposição para contribuir com o trabalho do município de conscientização para o cumprimento das medidas sanitárias de higienização e combate à covid-19.
Associação das academias
De acordo com o empresário e representante da categoria, Francisco Rangel Júnior, estima-se que Contagem possui ao menos 200 academias em funcionamento, sendo que algumas delas, ainda permanecem na informalidade e na resistência à adoção do distanciamento social, bem como aferição de temperatura, uso de máscaras de proteção e álcool em gel para conter a proliferação do vírus dentro do recinto.
“Nós estamos seguindo todos os protocolos sanitários, porém sabemos que muitas academias não estão fazendo o mesmo. Sendo assim, o nosso desafio é atrair para o diálogo e conscientizar esses locais por meio de campanhas e distribuição de materiais educativos de porta em porta”, enfatizou o empresário.
Para estimular a regularização de algumas academias, bem como a adoção de medidas sanitárias que garantam a segurança dos usuários e funcionários, o vereador Léo da Academia (PL) propôs a criação de uma comissão de fiscalização dessas atividades. A criação de uma associação para as academias também foi discutida durante a reunião.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Renê Vilela, ficou de se reunir novamente com o setor, para discutir a validação de protocolos sanitários específicos para algumas atividades físicas, como natação, por exemplo.
A Campanha “Pacto pela Vida” tem o objetivo de conscientizar as atividades comerciais para o combate à pandemia e a adesão às novas regras. As operações de fiscalização estão sendo realizadas, com o intuito de garantir o emprego e a renda do cidadão contagenses, mas sobretudo, a vida.
Com informações da Prefeitura de Contagem (texto e foto)