A Prefeitura de Betim realizou recentemente o transplantio de duas palmeiras adultas na cidade. O município, que vem se destacando com diversas iniciativas em prol do meio ambiente, como o plantio de mais de 70 mil mudas, inovou mais uma vez por meio de parceria com a iniciativa privada. Dois caminhões desenvolvidos especialmente para essa atividade pelas empresas do Grupo Sada estão em fase de teste na cidade.
E a tecnologia chama atenção. Os caminhões cavam o solo onde a árvore será transplantada, retiram a árvore do local em que está afixada e recoloca a espécie em seu novo habitat.
A idealização deste projeto era uma fixação do prefeito Vittorio Medioli. “As árvores têm um papel fundamental na natureza. Diminuem a temperatura, realizam a fotossíntese, oferecem sombra para as pessoas. Desenvolvemos nas empresas do Grupo Sada este equipamento, único no Brasil”, disse em live realizada nas suas mídias sociais.



Para a gerente de Parques e Jardins da ECOS Daphne Fraga os equipamentos chegam para otimizar ainda mais os cuidados com o meio ambiente betinense. “Eles são capazes de transplantar árvores inteiras e adultas. Com isso, garantiremos a sobrevivência de espécies que, possivelmente, poderiam ser cortadas”, disse.