Cresce número de bares e restaurantes que aderem ao Pacto pela Vida

Grande parte dos bares e restaurantes de Contagem vem cooperando e cumprindo os protocolos sanitários, a fim de evitar o fechamento. É o que garante o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz da Silva.

“Ampliamos o alcance da fiscalização. Tivemos casos de reincidência e descumprimento das novas regras e até bares com aglomeração. No entanto, muitos estabelecimentos já se adequaram. Muitos, após às 23h, já haviam encerrado as atividades conforme prevê o novo decreto 004/2021, o que é uma boa notícia”, relatou.

Desde a publicação do novo decreto, a Guarda Civil do município intensificou as rondas em pontos comerciais, juntamente com oficiais da Polícia Militar, fiscais de Posturas, Vigilância Sanitária e Ambiental e Transcon (Patrulha Pacto pela Vida).

Na ronda noturna da última quinta-feira (21/01), foram fiscalizados 44 estabelecimentos nas regiões do Eldorado, Industrial, Riacho, Sede, Petrolândia, Ressaca, Nacional e Vargem das Flores. Apenas um foi interditado e teve suas atividades encerradas. Na sexta-feira (22/01) foram fiscalizados 16 estabelecimentos, sendo que quatro foram interditados por descumprimento das medidas sanitárias de combate à pandemia, nas regionais Eldorado, Industrial, Riacho, Sede, Petrolândia, Ressaca e Nacional. Alguns bares estavam sem alvarás e licenças necessárias para o funcionamento, portanto, foram notificados e orientados a se enquadrarem de acordo com a legislação.

A operação Patrulha Pacto pela Vida tem como objetivo conscientizar o comércio, incentivando-o a aderir e a seguir as novas regras estabelecidas pelo Decreto 004/21. O regulamento permite que bares e restaurantes funcionem, de quinta-feira a domingo até às 23h, com o consumo de bebidas alcoólicas no local, desde que os estabelecimentos cumpram as normas sanitárias. De segunda-feira a quarta-feira, os restaurantes podem funcionar até às 15h, sem o consumo de bebidas alcoólicas, mas podem comercializar o produto.

Ajude a fiscalizar: ligue 153. No caso de descumprimento, as autoridades municipais podem impedir ou suspender o funcionamento.

Com informações da Prefeitura de Contagem

Comente

%d blogueiros gostam disto: