Ao longo deste ano, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) irá investir na criação de novos laboratórios que serão usados para capacitação de jovens em cursos de curta duração. A iniciativa é parte de programas do Governo Federal e será viabilizada por meio de recursos dos Ministérios da Educação e da Mulher, Família e Direitos Humanos.
O Espaço 4.0 no Campus Betim faz parte de programa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que leva em consideração os desafios e oportunidades da Agenda 4.0. Com implementação via Emenda Parlamentar, esse programa tem como objetivo dar acesso ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade de jovens no atual mercado de trabalho.
O Campus Betim recebeu R$ 300 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Lucas Gonzales. De acordo com a direção-geral da unidade, o processo para aquisição dos equipamentos foi iniciado a partir da descentralização de recursos, que ocorreu em dezembro de 2020.
O diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG Tiago Simão Ferreira explica que, para aprovação do projeto, foi desenvolvido um plano de trabalho enviado à SNJ em julho de 2020.
Inicialmente, serão oferecidos dez cursos por semestre, com turmas de oito alunos. As capacitações terão duração de 20 ou 40 horas e vão abranger as seguintes áreas: Desenho 2D; Desenho/Modelagem 3D; Introdução à Programação Web; Programação Móvel; Integração Inteligente de Sistemas de Produção; Indústria Avançada: conectando conceitos na prática; Cloud computing: Arquitetura e Aplicações; Eletrônica Básica; IoT – Internet of Things – Internet das Coisas; e Manufatura Aditiva Aplicada.
Os cursos terão apoio dos docentes das áreas de Mecânica, Automação Industrial e Tecnologia da Informação. O público-alvo são jovens de 15 a 29 anos. As atividades serão realizadas no Laboratório de Mecânica do Campus Betim.
Além de Betim, os campi Formiga, Ouro Preto e Ribeirão das Neves também receberão laboratórios semelhantes ao Espaço 4.0, com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação, dentro do projeto Espaço Maker.
Com informações do IFMG – Betim