Retomar os estudos é possível e as inscrições do EJA em Betim estão abertas

Retomar os estudos nem sempre é uma tarefa simples. Especialistas apontam diversos motivos que permeiam a vida de quem abandona a escola, tais como vulnerabilidade social, trabalho e gravidez precoce. Por outro lado, há também exemplos muitos daqueles que, mesmo em meio às adversidades, foram em busca do sonho e concluíram etapas interrompidas.

Em Betim, estão abertas as inscrições para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltado para estudantes com idade acima de 15 anos interessados em concluir o ensino fundamental.

As formas de atendimento disponíveis são a “Presencial Semestral”, na qual o aluno conclui cada série em seis meses de estudo, e a “Presencial não Formal”, em que o ensino fundamental é concluído em até dois anos.

Ensino de qualidade

Rejane Nogueira, após 33 anos, retomou os estudos pelo EJA em Betim

A educadora Rejane Nogueira, 57, após um hiato de 33 anos, se inscreveu no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura de Betim. Ela participou do programa voltado para o ensino médio.

“Decidi retomar com muita coragem e disposição. Encontrei no EJA de Betim um ambiente muito bom, com professores atenciosos e dispostos a me ajudar. Pensava que seria uma etapa difícil após tantos anos, mas foi uma experiência fácil e muito importante em minha vida”, conta a educadora.

Após concluir o ensino médio por meio do EJA em 2014, Rejane quis mais. Fez o Magistério e aguarda o reinício das aulas, após a pandemia do covid-19, para ir em busca do que mais ama: trabalhar na educação infantil.

Informações

A Prefeitura de Betim informa que para a modalidade de atendimento “Presencial Semestral”, as inscrições começam na próxima quinta-feira, 28 de janeiro e seguem até o dia 9 de março.

Para garantir a vaga, o aluno interessado deve ir até a escola credenciada. Já na modalidade “Presencial não Formal”, as inscrições são realizadas durante todo o ano.

Para matricular-se, é necessária a apresentação de originais e xerox, da identidade, CPF, uma foto 3×4 e o comprovante de residência. Caso o aluno possua algum documento de escolaridade, como declaração ou histórico escolar, é necessário que o apresente.

As medidas de biossegurança serão respeitadas durante as matrículas.

Escolas credenciadas
● E. M. Abílio Gomes da Costa (Imbiruçu)
● E. M. Antônio D¿Assis Martins – Gigante (Centro)
● E. M. Aristides José da Silva (Jardim Teresópolis)
● E. M. Belizário Ferreira Caminhas (Jardim Teresópolis)
● E. M. Edir Terezinha de Almeida Fagundes (Guanabara)
● E. M. Edméia Duarte de Oliveira Braga (Niterói)
● E. M. Frei Edgard Groot (Citrolândia)
● E. M. Gino José de Souza (São João)
● E. M. Isaura Coelho (Alterosas)
● E. M. Lúcia Farage de Freitas Gumiero (Taquaril)
● E. M. Maria Cristina (Laranjeiras)
● E. M. Maria Elena da Cunha Bráz (Icaivera)
● E. M. Maria da Penha dos Santos Almeida (Cruzeiro do Sul)
● E. M. Mário Marcos Cordeiro Tupynambá (Alto das Flores)
● E. M. Valério Ferreira Palhares (Petrovale)

Os estudantes matriculados recebem material didático, merenda e o passe escolar (caso estejam dentro dos requisitos do benefício).

“Além das aulas dentro da sala de aula, os alunos e professores da EJA desenvolvem projetos pedagógicos extraclasse . Isso proporciona dinamismo à educação formal e faz com que se sintam mais motivados a estudar e permanecer na escola”, explicou Juliano Zaparolli, coordenador da EJA.

Mais informações

Local: Consultar lista de escolas credenciadas

Período: Presencial Semestral ( de 28/01 a 09/03 ) –
Presencial não Formal: (durante todo o ano)

Horário das matrículas: verificar na escola o horário de atendimento

Telefones de contato: (31) 3594-4608 / 3531-2404

Foto: Anselmo UBL / Prefeitura de Betim

Comente

%d blogueiros gostam disto: