[EDUCAÇÃO] Lei para campanha de prevenção das doenças ocupacionais é sancionada em Igarapé

Está publicado no Diário Oficial e Igarapé, edição da última terça-feira, 26, a sanção da Lei de nº 1.904, de 12 de agosto de 2020, que trata da instituição de campanha permanente de prevenção das doenças ocupacionais dos profissionais da Educação.

A iniciativa terá como objetivo informar e esclarecer os profissionais da área na rede municipal de ensino sobre o risco de manifestar doenças recorrentes do exercício profissional. Dentre as enfermidades, a Lei considera doenças ocupacionais as lesões na coluna vertebral; lesões nos membros superiores e inferiores; problemas vasculares; lesões das cordas vocais e alteração nas estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos.

A campanha visará também orientar a respeito de métodos e práticas preventivas de combate às doenças, bem como mostrar como é feito o encaminhamento dos profissionais enfermos para os tratamentos adequados.

Problema nacional

Uma pesquisa online realizada pela Associação Nova Escola com mais de cinco mil educadores, entre os meses de junho e julho de 2018, reuniu mais informações sobre o problema e identificou que 66% das professoras e professores já precisaram se afastar do trabalho por questões de saúde.

O levantamento também mostrou que 87% dos participantes acreditam que o seu problema é ocasionado ou intensificado pelo trabalho.

Entre os problemas que aparecem com maior frequência então a ansiedade, que afeta 68% dos educadores; estresse e dores de cabeça (63%); insônia (39%); dores nos membros (38%) e alergias (38%). Além disso, 28% deles afirmaram que sofrem ou já sofreram de depressão.

Foto: Agência Brasil

Comente

%d blogueiros gostam disto: