Ele é considerado o óleo da sensualidade. Seu aroma doce, delicado e exótico desperta os sentidos e acabou também sendo muito utilizado pela indústria de perfumes.

O óleo é oriundo da árvore Ylang Ylang, encontrada inicialmente no arquipélago das Molucas, a Leste da Indonésia. Esta espécie tropical da família das magnólias floresce com regularidade durante todo o ano. Neste país, tornou-se tradição cobrir a cama dos casais recém-casados com flores de Ylang Ylang, para promover uma bela noite de núpcias.
De acordo com a aromaterapeuta e jornalista Janaína Zonzin, o óleo essencial Ylang Ylang suaviza a irritação rotineira, aportando leveza, bom humor, relaxamento e conforto. Ele também Controla sintomas na menopausa e TPM. Atua como ansiolítico, trata estados depressivos, nervosismo, raiva e estresse. Muito utilizado como cosmético, suaviza, embeleza e fortalece a pele e os cabelos.
O Ylang Ylang é também amplamente utilizado na perfumaria fina por causa da sua boa fixação e por ser intensamente adocicado. Entre marcas famosas e renomadas, estão Chanel, Lavin, Grès, Jean Paul Gaultier entre outros.
Consulte a especialista e conheça melhor a forma de uso e os óleos mais adequados para suas necessidade.
Por Janaína Zonzin – aromaterapeuta e jornalista