Conheça a história do café contada de forma resumida e a grata chegada de um estabelecimento especializado no assunto em Betim
Conta a lenda que foi no século VI que Kaldi, um velho pastor de cabras morador de Kaffa, na Abissínia (Etiópia), descobriu o valor estimulante do café ao observar como seus animais se sentiam revigorados após mastigar as frutinhas vermelhas que cresciam próximas ao pasto onde ele as levava. A partir daí, aqueles grãos começaram a ser utilizados diretamente na culinária. Posteriormente, foram mergulhados em água fervida, com fins medicinais, para servir aos idosos ou àqueles que se convalesciam de doenças graves.
O café, por ter procedência de países de cultura islâmica, causou inveja do mercado europeu. Inicialmente, as portas foram fechadas no continente para a entrada deste produto. Somente nos idos de 1605 que comerciantes venezianos importaram as primeiras sacas de café para a Europa e, por ser Veneza um grande mercado de especiarias na época, a aceitação pelo produto começou a crescer.
Peço licença para tamanha abertura uma vez que não se entenderia o surgimento e a importância das cafeterias sem conhecer, de forma bem resumida, um pouco da história do café. Uma vez aprovado pelo paladar europeu, começaram a surgir as primeiras cafeterias, em contraposição às tabernas que existiam na época. Estamos falando do século XVII e XVIII, tempo em que a cerveja era a bebida mais comum. Nessa disputa, percebeu-se que o melhor seria o famoso “ado ado ado cada um no seu quadrado”: tabernas lá, cafeterias cá.
O café, com o tempo, ganhou na Europa o status de “bebida da razão” – uma vez que estimulava o cérebro e o pensamento sem os malefícios do álcool. As cafeterias passaram a ser ponto de encontro da alta sociedade, de grandes pensadores e artistas. Durante períodos como o Iluminismo e o Modernismo, elas foram consideradas o motor de criatividade, pois permitiam um ambiente onde ideias podiam se misturar, se combinar e gerar novas formas.
O estabelecimento
Toda essa bagagem cultural que o café e as cafeterias carregam, toda a história que os envolve, bem como os poderes naturais do produto serviram de base para que o empresário José Arnaldo Nocera Junior se apaixonasse pelo assunto. Assim, trouxe para Betim uma cafeteria focada em “cafés especiais”: a Jefis Cafeteria.



Para você leitor, acostumado como eu a tomar aquele tradicional cafezinho de padaria ou lanchonete, é importante explicar: O que seria um “café especial”? De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, “café especial” é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados atributos como fragrância/aroma; uniformidade; ausência de defeitos; doçura; sabor; acidez; corpo; finalização; harmonia; e conceito final (impressão geral sobre o café).
Estamos falando, então, de um estabelecimento que coloca à disposição dos betinenses, em um ambiente extremamente agradável e hospitaleiro, o que há de melhor quando o tema é o café. Na Jefis Cafeteria são 13 opções de cafés à disposição dos clientes: espresso, espresso com creme de avelã ou doce de leite, espresso carioca, machiatto, cappucino italiano, capuccino com creme de avelã, cappucino mineirinho, doppio ou espresso duplo, flat white, mocaccino, coado, coado com leite ou coado com outros métodos.







Para quem prefere bebidas geladas, há também opções, tais como: o café propriamente dito, chocolate, cappucino, mocaccino, frappé, soda italiana, expresso tonic e o gelado de avelã. “Os cafés gelados geralmente têm seu público, pessoas que conhecem e gostam deste tipo de bebida. Mas, muitos dos nossos clientes que não conhecem esse tipo de café, experimentam e acabam pedindo novamente quando retornam à cafeteria, principalmente em épocas mais quentes como o verão”, conta o empresário.
Bolos e tortas
No cardápio, outras delícias que são encontradas na Jefis Cafeteria são os bolos e tortas que o próprio José Arnaldo produz. “Sempre tive prazer pela culinária e passei por cursos para aprimorar técnicas de preparo, mistura de ingredientes, sabores, texturas”, explica Nocera.
Além de bolos recheados, como o de amendoim ou o chocolate com recheio de coco (prestígio), o estabelecimento oferece receitas clássicas como a do verdadeiro cheesecake, a bannoffee pie e tiramisu. Também são comercializados diversos sanduíches com pães artesanais, salgados e sobremesas como petit gateau, afogatto e a cápsula de chocolate (brownie com sorvete que é servido derretendo a cápsula com calda de chocolate).




Quem passa pelo local enquanto a produção está em andamento, além de vivenciar um bom momento gastronômico, ainda vai sentir aquele aroma gostoso de pães e bolos sendo assados.
Decoração
Outro ponto de destaque no local é sua decoração. O espaço, que antigamente alojava uma hamburgueria, foi totalmente reformulado e preparado com muito cuidado e bom gosto. Das luminárias no teto, feitas em madeira, às laterais e fachada, fica nítido quão acolhedora é essa cafeteria.
“Tive o grato auxílio e orientação de um arquiteto da cidade, pai de um dos nossos sócios quando da inauguração, e ele sugeriu o trabalho com madeira. Inicialmente, achei que não daria certo, mas como é bom podermos confiar em quem entende do assunto. Foi uma grande (e boa) surpresa quando vimos a ideia colocada em prática e finalizada”, conta José Arnaldo.





Além disso, todo o cuidado com as medidas de biossegurança (em virtude da pandemia do Coronavírus) estão sendo atendidas. E, para ficar mais charmoso, os recipientes de álcool em cada mesa foram devidamente adornados com fitas. “A gente faz tudo com muito carinho para que as pessoas se sintam bem, que seja uma experiência diferenciada para cada um que vem à Jefis Cafeteria”, completa. Ah, e as trilha sonoras da Jefis são ótimas, fruto do eclético gosto musical do proprietário. Jazz, MPB, bossa nova, blues são estilos sempre presentes na playlist.
Diversão
Tanto o público jovem e adulto, como o infantil, tem no estabelecimento opções para se divertir com jogos de xadrez, pega-vareta, dominó, lápis de cor e papel. “Estamos montando um caderno com todos os desenhos de clientes. Tem trabalhos muito bacanas que recebemos e estamos preparando para divulgar”, finaliza.
Serviço:
Jefis Cafeteria
Endereço: Rua do Rosário, 509 – Angola
Horário de funcionamento: 14h às 21h, de segunda à sábado
Curta e acompanhe a Jefis Cafeteria em suas mídias sociais
Clique aqui: Instagram Jefis Cafeteria // Facebook Jefis Cafeteria