Mesas, cadeiras, armários, lixeiras, quadro branco e brinquedos são alguns dos itens comprados pela Prefeitura de Betim para renovar o mobiliário das unidades escolares da rede municipal de ensino. Quando houver a liberação para o retorno presencial, alunos e servidores poderão contar com novos equipamentos.
Só para os centros infantis municipais, foram adquiridas lixeiras, armários, brinquedos lúdicos e pedagógicos que contêm uma bandinha musical com instrumentos e uma família de fantoches, novos tatames, gangorras de plástico e escorregadores pequenos, liquidificadores e conjuntos com mesas e cadeiras. Para as unidades de ensino fundamental, foram adquiridos armários, lixeiras, conjuntos de mesas e cadeiras para professor, liquidificadores, quadros brancos, conjuntos de carteiras juvenil e adulto.
Além das compras, a Secretaria Municipal da Educação (SEMED) conta com o apoio da Oficina do Bem, que, desde agosto de 2018, recupera mesas e cadeiras para a rede municipal. São produzidas e reformadas mesas para secretaria, bancos e mesas para refeitório de escola e creche, mesas para professores, para biblioteca, para computador com suporte para teclado, armários, arquivos, quadros brancos para sala de aula, painéis, mobiliário adaptado para deficientes e para outros ambientes administrativos.
“Tivemos muitos avanços em relação à estruturação da educação infantil ao longo dos últimos quatro anos e temos a consciência de que haverá progressos em relação às escolas do ensino fundamental. Nossos alunos e professores merecem um mobiliário de qualidade que lhes proporcionem conforto e dignidade”, destaca a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.
Retorno às aulas
As unidades escolares receberam uma verba para começarem a se adaptar para o retorno presencial das aulas, seguindo os protocolos de biossegurança. Estão em processo de aquisição de tapetes sanitizantes, suporte para dispensa de álcool em gel e lavatórios. Ainda sem previsão de retorno, os alunos da rede municipal de ensino contam com as atividades onlines na plataforma “Estuda Betim” e com a retirada de material impresso na própria escola e atividades remotas produzidas pelas próprias escolas. Para aqueles que não têm acesso ao material virtual, é disponibilizado material impresso pela própria unidade de ensino.
Com informações da Prefeitura de Betim