Em maio de 2020, o Governo de Minas Gerais colocou no ar o aplicativo Saúde Digital MG Covid-19. O intuito, além de monitorar os casos da doença no Estado, foi também de oferecer aos mineiros o acesso à teleconsultas gratuitamente.
Os atendimentos são feitos pela equipe de trabalhadores da Saúde, servidores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e por profissionais voluntários. Pesquisa realizada junto aos usuários da ferramenta apontou índice de aprovação de 95%.
Qualquer pessoa residente em Minas Gerais pode passar por consulta médica, ter atendimento psicológico e acompanhamento com enfermeiros, caso tenha sintomas e/ou suspeitas de contaminação pelo coronavírus, sem sair de casa.
A plataforma também dispõe do Retorno Covid, botão pelo qual o paciente agenda o retorno da consulta, em casos de necessidade identificada pelo médico. Outro recurso da plataforma é o Rastreamento de Contatos, ou Contact Tracing, que monitora, por 14 dias, indivíduos que tiveram contato com pessoas suspeitas ou positivadas para a covid-19.
Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, o serviço vai além da praticidade e atua como ferramenta de enfrentamento à pandemia de covid-19. “O aplicativo contribui com a orientação de distanciamento social e alivia a pressão sobre as unidades do sistema de Saúde. A plataforma pode ser utilizada por todos; mesmo quem não tem acesso à tecnologia pode ser cadastrado por alguém que tenha celular”, reforça.
Passo a passo
Após baixar o aplicativo, gratuitamente, a pessoa realiza seu cadastro. A tela pedirá uma foto de rosto do usuário para que seja possível fazer a certificação de identidade, foto de um documento (CNH ou RG, por exemplo) e poderá vincular outros dados familiares. É necessário estar conectado à internet para realização deste procedimento.
Em seguida, ela é informada, por meio de inteligência artificial, sobre o seu nível de criticidade, podendo ser orientada a fazer isolamento domiciliar, ser direcionada à teleconsulta no próprio aplicativo, providenciar consulta presencial, ou ainda, descartar a suspeita de contaminação.
Após a realização da teleconsulta e a avaliação do médico, os pacientes podem ser acompanhados por um grupo de enfermeiros e psicólogos que darão sequência ao atendimento. Caso seja necessária a emissão de atestados médicos, prescrições ou pedidos de exames, o Saúde Digital MG Covid-19 disponibiliza esses documentos no próprio aplicativo e os envia também por e-mail para o endereço informado no registro.
Avaliação
Apenas na plataforma Android já foram realizados mais de 50.000 downloads do aplicativo Saúde Digital – MG Covid-19. A ferramenta é leve, requer apenas 15 MB de memória e teve sua última atualização feita em 2 de dezembro de 2020.
Em 174 avaliações de usuários do app no sistema Andoid, a nota alcançada é de 3,9 em 5, abaixo dos 95% alcançados na pesquisa direta. Porém há elogios à iniciativa do Governo do Estado e a equipe de suporte interage diretamente com os usuários. Vale a pena conferir!
Fonte: Agência Minas de Notícias – Foto: Portal Patos Já