Você sabe como um óleo essencial é extraído da planta? Conheça cinco métodos

O líquido aromático e volátil designado como óleo essencial é extraído de plantas capazes de produzir aromas, cheiros e essências naturais. Mas, talvez você já tenha se perguntado qual o caminho das plantas até o frasco de óleo essencial que você utiliza em suas práticas de aromaterapia, não é mesmo? Além disso, outros questionam o valor de um frasco de óleo essencial. Mas você sabe quantos kg de matéria-prima são necessários para produzir 1 litro deste produto? Não são poucos. Veja ao final da matéria.

As técnicas para extração desses óleos tão especiais são:

1) Destilação a vapor = o processo funciona com um tanque cilíndrico onde são depositadas plantas que recebem o vapor vindo de outro recipiente. O vapor causa a evaporação dos óleos contidos nas plantas

2) Prensagem a frio = alguns óleos são extraídos pela pressão a frio, processo muito utilizado para as frutas cítricas como limão, laranja, toranja, bergamota, etc.

3) Enfloragem (enfleurage, em francês) = extração através do uso de gorduras é provavelmente o método mais antigo de obtenção dos óleos de uma planta. Colocam-se partes da planta num frasco de vidro com óleo graxo e as expõem ao sol por uma ou 2 semanas. Depois de espremidas, novas ervas são colocadas no óleo perfumado

4) Extração com solventes = as plantas são imersas no solvente adequado e a separação se realiza quimicamente, pela destilação em temperaturas especiais que causam somente a condensação do óleo, e não dos solventes.

5) Extração por CO2 = processo se baseia na ideia de usar gases, no caso o Co2, que em determinada temperatura e pressão, ficam em um estágio entre o líquido e o gasoso (tornando-se supercríticos) e podendo agir como solvente de matéria vegetal. O óleo extraído por esse processo tem qualidade superior.

Produção

Além do processo de extração do óleo, diversos fatores impactam na valorização do produto final, no caso, o óleo essencial, vegetal, absoluto ou CO2.

Entre os fatores estão: local de origem, a safra, se estamos trabalhando com uma planta rara e também a quantidade necessária de matéria prima para se obter uma determinada quantidade de óleo final.

Todos esses quesitos fazem com que alguns óleos se sobressaiam no mercado, tendo um alto valor agregado.

Veja quanto é necessário de matéria-prima para produção de 1 litro de óleo essencial:

  • Cravo-da-índia: 20 kg de botões da flor
  • Eucalipto: 30 kg de folhas
  • Lavandim: 35 kg
  • Lavanda: 150 kg
  • Hortelã pimenta: 300 kg
  • Alecrim: 300 kg
  • Tomilho verdadeiro: 500 kg
  • Sálvia-esclareia: 800 kg
  • Camomila: 1.000 kg
  • Rosa: 3.000 kg
  • Melissa: 10.000 kg

Consulte a especialista e conheça melhor a forma de uso e os óleos mais adequados para suas necessidade.

Por Janaína Zonzin – aromaterapeuta e jornalista

Comente

%d blogueiros gostam disto: