Em julho de 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o estudo Pulso Empresas – que mostrava como a pandemia afetou os negócios no país. De acordo com o levantamento, quatro em cada 10 empreendimentos encerraram suas atividades em virtude da pandemia do coronavírus.
Esse impacto no encerramento de companhias foi disseminado em todos os setores da economia, chegando a 40,9% entre as empresas do comércio, 39,4% dos serviços, 37% da construção e 35,1% da indústria. O efeito negativo da Covid-19 impactou 33,5% das empresas em funcionamento.
Cenário desafiador para quem é dono de um negócio e, para enfrentar os obstáculos, mudanças se tornaram imprescindíveis para sobrevivência de uma marca ou produto.
Em Betim, a situação não foi diferente. A pandemia trouxe restrições e os empresários tiveram de colocar a experiência e a criatividade em ação para driblar as dificuldades impostas com o ‘novo normal’. Um dos exemplos vem da Jairo´s Cervejaria, empresa do ramo de cervejas artesanais no município, que tinha seu estabelecimento no bairro Angola e acabou percebendo que o melhor, para o momento, seria fechar o ponto de venda e fortalecer novas frentes de mercado.
Danilo Mata, sócio-proprietário da cervejaria, conta que a decisão não foi fácil. “Realmente não foi uma coisa simples de ser feita, mas foi necessário. E hoje vemos que foi a melhor decisão. Diminuímos muito nossa despesa com custos fixos e voltamos o foco 100% para o que fazemos de melhor: cerveja. Assim, começou uma nova era para a Jairo’s – que passa à produção industrial intensa e com novos lançamentos”, conta.
A Jairo´s buscou outros canais de venda. Um deles foi a venda direta ao consumidor de chope fresco não pasteurizado – produto que preserva as características naturais da bebida. “Neste caso, foi como ‘beber na fonte’. Entregamos de porta em porta. Vendemos pelo Whatsapp, enchemos os isopores e saímos pra entregar”, afirma o proprietário.
Parceria
Outra iniciativa da empresa foi estabelecer uma parceria com a rede de supermercados Superluna, que agora comercializa as cervejas da Jairo´s. “Eles acreditaram na nossa marca, nos nossos produtos e abriram as portas pra gente. Hoje temos sete diferentes tipos de cerveja à venda no Superluna e, em breve, serão nove rótulos”. Com as estratégias adotadas, as vendas triplicaram.
“As mais conhecidas, tais como a OG, nossa IPA, a Midnight Walk, nossa APA e a Wien, a Vienna Lager da Jairo’s certamente tiveram um grande aumento nas vendas”, conta Danilo Mata.
Algumas cervejas da Jairo´s já conquistaram prêmios importantes e que mostram a qualidade e excelência dos seus produtos, tais como a OG American IPA, que alcançou a medalha de bronze no 30° World Beer Seal Budejovice, na República Tcheca, em 2020; e a Wien Vienna Lager, que ficou com a medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cerveja, em Blumenau (SC), no mesmo ano.







Visão estratégica
Neste contexto em que o país se encontra, o empreendedor que tem visão estratégica percebe as oportunidades para a manutenção do seu negócio, mesmo com ajustes organizacionais e tecnológicos.
O consultor de Marketing e especialista em implantação de Sistemas Qualidade Total, Víclei Teixeira, explica que o dono de um negócio que trabalha de forma organizada, com métodos e ligado às novas ferramentas de marketing sabe a hora certa de mudar o rumo dos negócios. “Este empreendedor mantém em seu planejamento e em suas estratégias de informação e divulgação um ‘gatilho’, que será disparado alertando toda a equipe que algo em determinada estratégia mudou e que está na hora de mudar o rumo das ações”, conta.
Com larga experiência nos ramos industrial e de logística, implantando Sistemas de Gestão, Marketing e de Qualidade Total, o consultor reitera a importância de as empresas investirem em marketing em tempos de crise. “Não é só importante, é necessário. Adotar a adesão às novas tecnologias, como as mídias sociais, transmissões ao vivo, cursos online é um exemplo que estamos vendo nesta pandemia, principalmente em pequenos e médios empreendedores”, diz.
Víclei Teixeira explica que é fundamental entender qual é a crise ou o que está afetando a empresa. “Também é importante conhecer como a empresa tem tratado os momentos vivenciados. Outro aspecto importante é avaliar a situação da empresa após a crise, como ela superou o momento e quais foram as ações que trouxeram bons resultados e aprendizado para a empresa”.
Cursos online
A psicanalista e professora universitária Flávia Tótoli, mineira, é outro exemplo de empreendedorismo atento às mudanças impostas pela pandemia. Em 4 de março de 2020, Tótoli tinha acabado de se mudar para a Argentina com intuito de realizar seu doutorado. No dia 16 de março, veio a quarentena rigorosa no país.
“Não pude começar o que tinha planejado e que motivou minha mudança, que foi o doutorado. E aí surgiu a demanda de ex-alunos da faculdade onde trabalhei e decidi criar os cursos online de Psicanálise”, conta.

Flávia Tótoli criou um curso de Psicanálise Freudiana e outro sobre os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Ambos, online, com aulas em horários pré-estabelecidos. “A demanda foi aumentando muito e alguns alunos relatavam o interesse, mas também dificuldade de conciliar suas rotinas com as aulas, que eram ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos”, cita. Com isso, Tótoli mudou novamente a estratégia e passou a gravar seus cursos, editar o conteúdo e colocar à disposição na plataforma do Sympla Play.
“O streaming veio como uma boa solução, uma vez que as pessoas podem assistir quando for melhor para elas. E retomei os atendimentos de pacientes de forma online. Foram maneiras de me manter e continuar fazendo o que tanto amo que é trabalhar nesta área científica”, conclui.
Serviço
Fale com a Jairo´s Cervejaria pelo WhatsApp e garanta sua cerveja!
Faça um dos cursos online da psicanalista Flávia Tótoli
Curso: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Clique aqui
Curso: Introdução à Psicanálise Freudiana. Clique aqui