O município de Contagem iniciará, nesta quinta-feira, 4, a vacinação de idosos a partir de 83 anos. A iniciativa será possível após o recebimento, na última segunda-feira, 1º, de mais 6.220 doses das vacinas contra a covid-19, sendo 4.850 de Astrazeneca e 1.370 de Coronavac.
Não será necessário realizar o cadastro, e os cidadãos podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, no horário das 8h às 15h. As salas serão separadas de acordo com a dose, ou seja, algumas irão aplicar somente a primeira dose e outras a segunda. Mesmo aqueles que fizeram o cadastro no site da Prefeitura de Contagem, devem ir direto à unidade de saúde credenciada.
Para a imunização é exigido que o idoso leve o documento de identidade com foto, CPF, e, aconselhável, um comprovante de endereço. Para a segunda dose, levar os documentos e o cartão de vacinação.
Vacinação contra a covid-19
Ao todo, o município já recebeu 34.796 doses das vacinas contra a covid-19. Essa nova remessa recebida será destinada para continuar a imunização do grupo prioritário dos idosos e trabalhadores da saúde, conforme as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.
Até essa segunda-feira (1/3), foram aplicadas 12.113 primeiras doses e 5.520 segundas doses. O município está vacinando o público prioritário de trabalhadores da saúde, idosos moradores de Instituições de Longa Permanência, pessoas com deficiência acima de 18 anos em lares inclusivos, idosos a partir de 87 anos.
Foram vacinados 1500 idosos acima de 90 anos, no último o “Dia D” de imunização contra a covid-19, realizado no dia 27 de fevereiro, em que foi aplicada a segunda dose da Coronavac. Quem perdeu o prazo da segunda dose deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima dentre as disponíveis para aplicação da Dose 2 (conforme relação abaixo).
O restante da população deverá aguardar a divulgação do calendário de vacinação, público-alvo e locais para as próximas fases da imunização