Contagem está entre os municípios brasileiros que aderiu ao consórcio público para a compra de vacinas contra a covid-19. A cidade assinou, na sexta-feira (5/3), o protocolo de intenções, denominado Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras). O Conectar é encabeçado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e dará suporte aos municípios caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda nacional.
Na próxima semana, Contagem enviará à Câmara Municipal o projeto de lei, necessário para referendar a adesão. De acordo com a prefeita Marília Campos, a aprovação e publicação da lei é prioridade neste momento diante do agravamento da situação em todo o país.
‘’Precisamos agilizar a tramitação. Essa adesão é a oportunidade que temos de adquirir não só as vacinas, mas insumos para combater a covid-19, ampliando e acelerando a vacinação em nossa cidade e em nosso país’’, esclareceu.
De acordo com o presidente da FNP, Jonas Donizette, os municípios terão um prazo de 15 dias para aprovar projeto de lei nas câmaras municipais. ”O documento será único para todas as prefeituras, e é bem simples. O prazo para que a cópia da lei municipal seja enviada à FNP é até 19 de março. A intenção é constituir o consórcio até o dia 22 de março, com CNPJ e oficialmente apto para a compra de vacinas’’, reiterou. Na visão do presidente, a vacinação é essencial para a retomada segura das atividades.
Números da Covid-19
De acordo com o Boletim Covid-19, divulgado no último dia 05/03, o município ja contabilizou 124.328 casps notificados, sendo 20.771 confirmados. O vírus já causou 743 óbitos e a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid alcançou os 86%. No caso dos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação encontra-se em 71%.
Vacinação
Os dados acumulados até o dia 4 de março pela Secretaria Municipal de Saúde, mostram que 20.593 doses já foram aplicadas no município, sendo 12.779 doses para os servidores da saúde, 873 para idosos que vivem Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e 115 para pessoas com deficiência em residência inclusiva, 6.826 para idosos do grupo prioritário, seguindo o Plano Nacional de Vacinação preconizado pelo governo federal. O município de Contagem recebeu, até o momento, 34.796 doses de vacinas, para a aplicação da primeira e da segunda doses.