Sem fé, não há cura. Indiferente da crença, religiosidade é diferente de religião. A primeira, é um sentimento maior, a fé praticada, a intuição do mistério. Religião, por sua vez, vem do latim e versa sobre a “religação” com Deus, com suas crenças e filosofias.
Em Minas Gerais, terra de gente praticante tanto de uma quanto da outra, o diretor e roteirista Marcelo do Vale e o videomaker Marcelo Luz, por meio da Lei Aldir Blanc e da secretaria de Cultura de Vespasiano, produziram o documentário “Deus Te Pague – benzedeiras e benzedores”, lançado dia 17 último e disponível no YouTube.
A partir de memórias afetivas, a dupla mergulha em toda ancestralidade que essa prática traz. A ideia foi dar voz a pessoas que passam a vida se entregando ao outro por meio da fé. De maneira realista e direta, o documentário fala de todas as questões que envolvem essa tradição, desde a diminuição de benzedeiras e benzedores, até os julgamentos promovidos a quem a pratica, apresentando como esse dom foi passado aos entrevistados – que relatam suas histórias e vivências.




Do Vale conta que o trabalho surgiu a partir do respeito e admiração do trabalho de seu avô, Sr. Acácio, benzedor famoso na região de Vespasiano. Entre as gravações realizadas, está a conversa com sua tia Dorinha – herdeira do ofício de benzedeira na família. “Em Dorinha está tudo que ele fazia pelo bem estar do próximo através das benzeções”, escreveu o diretor do documentário em suas mídias sociais.
Nesta quarta-feira, 24, o programa de cinema Cinefonia, da rádio Inconfidência, será apresentado o trabalho, a partir das 22h, na 100,9 FM, AM 880 ou pelo site www.inconfidencia.com.br
Abaixo, você pode conferir o documentário na íntegra: