A busca pela realização de um sonho poderia ser vista como a metáfora de um rio que corre para alcançar o mar. Aquela coisa que nasce pequena, serena em seu cantinho, sua nascente; a ideia que brota e que inicia seu percurso repleto de obstáculos. Mas ele não desiste, ele segue adiante e, à medida que vence cada pedregulho, se fortalece; encontra e constrói seu caminho, chega ao destino almejado. Assim é também um projeto cultural que vem ganhando cada vez mais visibilidade em Betim, o Dona Antônia TV – uma das iniciativas do Centro Cultural Dona Antônia, abarcada, atualmente, pela Lei Aldir Blanc nas esferas municipal e estadual.
Do legado positivo que uma pandemia pode deixar, não só a criatividade sendo colocada em prática por milhões de brasileiros, mas também a construção de novos espaços (virtuais) de fala e de comunicação. O Dona Antônia TV está no Insta, no YouTube, na minha, na sua, na nossa telinha virtual e com um grande benefício: é cultura lançada nas redes que chega e fica. Se uma programação não pode ser acompanhada quando acontece, ao vivo, você tem a opção de ver posteriormente, dar seu like e até se inscrever no canal; não é mesmo galerinha?
Pollyane Cristina Pereira é diretora-presidente do Centro Cultural Dona Antônia. Junto à sua dedicação, outros 14 membros dão vida às ações do Dona Antônia. Ela explica que, com a chegada da covid-19 e suas ramificações, começaram a adaptar seus projetos para as plataformas digitais.
“Do nosso projeto Quarta Leitura, que era presencial, com leitura e debate de livros e filmes, vimos a necessidade de transportá-lo para as mídias sociais. E como também temos cursos de capacitação e domínio de tecnologia, foi o estalo que precisávamos para fazer do Dona Antônia TV mais um projeto voltado para ampliação do acesso à cultura em Betim”, conta a diretora-presidente.
Os integrantes do Centro Cultural tomaram conhecimento da Lei Aldir Blanc e colocaram a mão na massa, ou melhor, no computador e demais recursos tecnológicos. Inscreveram o projeto da web TV e conseguiram aprovação. “Pela lei municipal, temos as aulas online para falar de moda afro e cultura negra, aulas de canto e de música, violão entre outras. Pela esfera estadual, promovemos as lives musicais aos sábados que, neste momento da Onda Roxa, estão interrompidas”, reitera Pollyane Cristina.
Canal no YouTube

Basta uma visitinha ao canal do projeto Dona Antônia TV no YouTube para ver que as produções estão a todo vapor. Nos últimos 12 meses, foram disponibilizados 46 vídeos entre oficinas artísticas, lives musicais, bate-papo sobre livros, enfim, são algumas ações do Centro Cultural produzidas para as mídias sociais.
E a evolução na apresentação do canal fica nítida quando comparada com as primeiras inserções nesta plataforma, datadas de 2016 e em pequena escala. Agora, o projeto ganhou força e novos conteúdos são lançados dentro da programação de cada atividade. Uma coisa é certa: toda semana tem novidade.
Outra notícia boa é que o Centro Cultural está investindo cada vez mais em um estúdio próprio, para que suas produções sejam ainda mais estilosas e com a qualidade que o público merece.
Dona Antônia
“Certa vez disse ‘véia’ Tonha, doido, ‘só cresce quem sonha’”. Foi da frase de uma canção da banda Raimundos que veio a ideia de chamar o local de Centro Cultural de Dona Antônia. E a dona era ‘sabida’ das coisas, porque sonhar em construir algo e batalhar em busca da realização foi o que uniu essa turma e deu vida ao Centro no município.
Dona Antônia é toda aquele e aquela que vai à luta, arregaça as mangas e constrói algo que pode transformar, para melhor, a vida de alguém. E, neste caso, por meio de ações voltadas ao empoderamento feminino, ao fortalecimento da cultura negra, à formação e capacitação artísticas, ao empreendedorismo.





É também fruto dos esforços de Dona Maria Lima e seus filhos que, em 2005, mudaram de residência e cederam o espaço para funcionamento do Centro Cultural Dona Antônia e para atendimento da comunidade.
O Centro Cultural Dona Antônia está localizado na rua Maria de Lourdes, 678, no bairro Novo Horizonte, e enquanto a pandemia não finda, você pode acompanhar seus projetos pela web. Axé!
Mais informações
Instagram: clique aqui
Facebook: clique aqui
YouTube Dona Antônia TV: clique aqui
Site: https://www.donaantonia.org.br/
p.s: Essa pauta foi sugerida pela nossa leitora Rosângela Nogueira, a Chica. Você também pode enviar sua sugestão para nossa equipe: correiodebetim@gmail.com ou pelo Whatsapp (31) 98569-9102