Betim caminha para ser uma cidade 100% LED em 2021

Após dois anos do início do projeto de substituição das lâmpadas de vapor de sódio por tecnologia LED, 84% dos serviços já estão concluídos

A iluminação com tecnologia LED chegou a Betim há exatamente dois anos. Foi em 1º de abril de 2019 que teve início a troca de lâmpadas de vapor de sódio por LED na cidade, em vias públicas dos bairros Teresópolis e São Caetano. Mais econômicas, com maior durabilidade e que garantem mais luminosidade, as lâmpadas de LED oferecem também mais qualidade de vida e segurança aos cidadãos.

Na época, a iniciativa da Prefeitura contemplaria 3.650 pontos de luz. Hoje, já são 32.000 lâmpadas LED instaladas em ruas, praças, equipamentos públicos e avenidas nas 10 regionais betinenses. A previsão é que, neste ano, seja alcançada a substituição em 100% dos postes, chegando a 38.000 lâmpadas led instaladas.

Em 2019, prefeito Vittorio Medioli durante instalação das primeiras lâmpadas LED no São Caetano

Quem está responsável pela fiscalização deste trabalho é a Empresa de Construções, Obras, Projetos, Serviços, Transportes e Trânsito de Betim – ECOS. O investimento estimado, ao final do projeto, é de aproximadamente R$ 30 milhões, com um adendo: os recursos são provenientes da taxa de iluminação pública.

Para a presidente da ECOS, Marinésia Makatsuru, o resultado é fruto de uma gestão que trabalha com seriedade o erário público. “Demonstra nossa seriedade em gerir e lidar com a receita oriunda do pagamento por parte dos munícipes. É fazer gestão com qualidade e respeito. Ter Betim toda iluminada com LED significa oferecer mais segurança e bem-estar à população, além de deixar a cidade mais bonita”, afirma.

Com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED, os níveis de iluminância dos logradouros foram ajustados de acordo com as recomendações da Norma Brasileira NBR 5101. “Além disso, todas as luminárias são certificadas pelo INMETRO”, explica o gerente de eletrificação da ECOS Paulo Márcio.

O gerente adianta que já está em estudo, por parte da Prefeitura de Betim, a implementação da mesma tecnologia em locais que ainda não possuem iluminação pública. “Estamos realizando este mapeamento e as ações envolverão a expansão da rede elétrica para instalação das luminárias LED”, conclui Paulo Márcio.

Fotos de destaque: Anselmo UBL – Fotos de galerias: Arquivo PMB/ECOS

Comente

%d blogueiros gostam disto: