Vítimas de violência doméstica já podem registrar boletim de ocorrência no MG app

Pessoas que sofrem com a violência em suas casas têm, agora, mais um importante canal para registrar ocorrências junto à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O serviço de registro de Boletim de Ocorrência (BO) foi disponibilizado no MG app Cidadão, aplicativo oficial do Governo de Minas, que pode ser baixado em aparelhos com sistema Android (clique aqui) ou iOS.

Para efetivar o boletim, a vítima não precisa comparecer, no primeiro momento, a uma delegacia, uma vez que os contatos serão feitos por canais virtuais informados no próprio registro.

“Nesse momento de pandemia, é fundamental oferecer ferramentas virtuais para que as denúncias sejam feitas sem que a vítima precise sair de casa”, avalia Carolina Bechelany, delegada-chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam) da PCMG.

Para acessar o serviço no MG app, basta clicar na aba “Segurança” e em “Delegacia Virtual”, no aplicativo.

Números

O Brasil somou 105.671 denúncias de violência contra a mulher em 2020, sendo 72% referentes à violência doméstica e intrafamiliar. Foram quase 290 denúncias por dia ou uma a cada cinco minutos. Os números são do Ligue 180 e do Disque 100, canais de atendimento mantidos pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, e foram divulgados em março pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, em live nas redes sociais.

Foto: reprodução web

Comente

%d blogueiros gostam disto: