Vacinação de pessoas com 67 anos em Betim e falta de insumos para intubação no País; dramas da covid-19

Um peso, duas medidas. A covid-19 (o peso) continua trazendo agravantes. O prefeito de Betim Vittorio Medioli trouxe duas informações importantes (as medidas), durante transmissão ao vivo em suas mídias sociais, no início da noite desta quinta-feira, 08. Qual você quer primeiro: a boa ou a ruim?

“A boa, a boa”. Vamos com a notícia boa. A vacinação contra a covid-19, nesta sexta-feira, 09, será realizada em pessoas que estão na faixa etária de 67 anos. E é só nesta sexta-feira MESMO. Então, não marque touca. Se você tem 67 anos, é residente no município, a hora de tomar a primeira dose é essa.

– E por que será só nesta sexta Correio de Betim? O motivo é o seguinte. Cerca de 9% das pessoas que estão na faixa etária de 68 anos cadastradas (“e exaustivamente convocadas”, afirmou Medioli) na rede municipal de Saúde, não compareceram para vacinar.

Este estoque, então, será utilizado na faixa etária de 67 anos. De acordo com o prefeito, são 3.030 cidadãos que poderão receber a primeira dose da vacina em qualquer uma das 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) betinenses. Nada melhor para começar o fim de semana, não acham?

Lado B

A outra medida é o pedido sincero de Medioli para que haja respeito às normas de biossegurança (uso de máscaras, higienização das mãos), ao isolamento social e ao decreto em vigência imposto pela Onda Roxa do Programa Minas Consciente – do Governo do Estado.

O motivo é que, apesar de Betim ter capacidade para ampliar sua rede de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s), está faltando no mercado os insumos necessários para sedar os pacientes que demandam a intubação.

O papo é reto e sério.

“Parece que essa cepa é realmente devastadora. Há muita ação da covid, que vem se alastrando e agravando a cada dia. Estamos, hoje, no pico dos casos de Betim e assustados. O pico vai se superando a cada dia”, afirmou o prefeito de Betim.

Ainda em sua live, Medioli destacou que “não há sinais de queda dos casos. Pelo contrário. Está atingindo uma população cada vez mais jovem. É um processo realmente grave. E cabe alertar que pode-se chegar a um ponto de esgotamento da capacidade, como Minas Gerais se encontra”, afirmou.

Não é preciso transcrever todo o conteúdo para mostrar a relevância do momento, independente da faixa etária. Medioli citou casos de jovens na faixa de 20 e 30 anos que estão sofrendo em leitos de UTI na cidade.

Estoque limitado

O prefeito destacou também também que os insumos necessários para intubar um paciente estão sendo rapidamente ‘sequestrados’ pelo Governo Federal.

“Temos um estoque para manter a intubação neste nível por 10 dias”. Adendo: neste nível, são os 110 leitos ativos de UTI, mais outros 10 que passarão a funcionar a partir de amanhã (09). Ou seja, 120 leitos. Continua Medioli: “Hoje, o SUS (em âmbito nacional) está se apoderando e possuindo (dos insumos para intubação). Quem já tinha feito suas compras, está sofrendo restrições”, esclareceu.

Experiência pessoal

Por já ter sido transplantado uma vez, também falou sobre o sofrimento que é a intubação.

“É uma operação muito desconfortável para ventilar, oxigenar, de maneira forçada, os pulmões. Quem está nesta situação, fica sedado. E quando acaba a sedação, (o paciente) passa a ter reações de grande desconforto e fica tentando arrancar tudo que tem. Já fui intubado e passei por uma experiência como essa. Você sente um desconforto incrível até que seja novamente sedado”, narrou.

Imunização nesta sexta (09)

A vacinação de pessoas na faixa etária de 67 anos, que ocorre nesta sexta-feira (9), será realizada das 10h às 18h.

Para se vacinar, os idosos devem procurar sua unidade de referência, portando documento de identidade e comprovante de endereço. Os acamados ou restritos ao lar serão vacinados em domicílio, por meio de agendamento que pode ser feito por familiares ou responsáveis via telefone.

O endereço das UBSs estão no site da Prefeitura de Betim. Clique aqui

Boletim Epidemiológico

O boletim diário “Situação Covid-19 em Betim”, enviado diariamente pela Prefeitura Municipal mostra que já foram notificados 101.753 casos na cidade. Destes, 33.161 foram descartados.

O número de casos confirmados até às 8h desta quarta-feira, 08, é de 23.004 casos e 21.314 se recuperaram.

Estão em acompanhamento 875 casos, 95 internados no Sistema Único de Saúde e 720 óbitos.

Comente

%d blogueiros gostam disto: