O que o jovem Caio Henrique tem de tímido (sim, ele não quis conceder entrevistas), ele tem de bom de bola nos controles do seu PlayStation 4. Estudante da Escola Estadual do bairro São Caetano, o betinense avançou para a segunda etapa do e-JEMG, os Jogos Escolares de Minas Gerais, ao vencer por 4×0 um estudante do município de Monte Carmelo, no clássico Barcelona x PSG.
Neste ano, em virtude da pandemia, a competição está sendo disputada em plataformas virtuais. Além do Fifa 21, há também disputas de basquete (NBA 2K20) e xadrez. A responsável pelo acompanhamento de Caio Henrique é a educadora física e professora Eusiléia Silva. “Fiz a divulgação na escola e dois alunos entraram em contato, o Caio Henrique e o Arthur Peres. Infelizmente, o Arthur teve problema em seu console e não participou do primeiro jogo. O Caio, por sua vez, fez uma grande partida e venceu o oponente com uma boa goleada”, conta.
Silva destaca que a realidade destes jovens é bem diferente, o que dificulta a participação de mais estudantes. “São alunos dedicados, mas que muitas vezes não tem acesso até mesmo a celular. São bons alunos, o esporte é uma forma de eles estarem mais presentes no processo educacional. E, neste ano, estamos na disputa virtual do Fifinha”, cita. Para participar, contudo, os estudantes precisam de autorização dos pais. “São também incentivadores dos filhos e torcedores, mas precisam também de goleadas maiores nas notas, senão não entram em campo”, brinca a educadora.
Caio Henrique entrará em campo novamente nesta terça-feira, 13, às 13h30, para nova partida – desta vez, contra um estudante da capital mineira. A equipe do Correio de Betim está na torcida por mais uma vitória do jovem Caio e seu Barcelona. E se você é gamer em Betim, queremos unir cada vez mais essa galera. O Correio de Betim criou um grupo no Facebook para que os jogadores locais possam se encontrar, fazer amizades e compartilhar bons momentos online.

Em breve, quem sabe até competições locais para essa turma. O que acham?
Sobre o e-JEMG
O e-JEMG tem com intuito incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como inclusão, disciplina, integração e respeito mútuo. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
Confira a programação, que inicia nesta segunda, da competição de Fifa 21. Clique aqui
E-spots e Fifa
Em franco crescimento, o mercado de eSports e streaming de jogos deve crescer 70% nos próximos quatro anos, de acordo com um relatório da Juniper Research. A projeção é que o mercado global de esportes eletrônicos movimente US$ 3,5 bilhões em 2025 – contra US$ 2,1 bilhões atualmente.

A pesquisa “eSports & Games Streaming: Emerging Opportunities & Market Forecasts 2021-2025” ainda prevê que o valor do mercado será impulsionado pelos gastos com assinaturas para plataformas de streaming e publicidade. Ainda há espaço para mais crescimento em outras áreas, como direitos de transmissão e vendas de ingressos para eventos ao vivo.
A audiência do eSports em 2025 deve chegar a mais de 1 bilhão de espectadores, com a marca de 800 milhões sendo batida até o final de 2021.
Em outubro de 2020, a EA Sports divulgou alguns números sobre os jogadores de FIFA 21 em comunicado à imprensa.
Segundo a companhia, “mais de 3 milhões de times foram montados até a data e 2,3 milhões de usuários entraram no game antes do lançamento oficial, por meio do benefício de acesso antecipado pela EA Play.” No total, já são mais de 3,6 milhões de jogadores ativos registrados.
p.s: O Correio de Betim agradece todo o suporte do jornalista Marcus Cicarini, da FEEMG, e da educadora Eusileia Silva para produção desta matéria