Nesta terça-feira, 13, a magia do brincar foi tema da live de lançamento do Projeto Semeando Cidadania, Saber & Cultura, promovida pelo Salão do Encontro. A iniciativa é patrocinada pelo Programa Petrobras Socioambiental por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. O assunto debatido foi “A Importância do Brincar”, com os convidados Ulisses Tavares, Diretor do Grupo Giramundo, tradicional grupo de teatro de bonecos de Minas Gerais, e Felipe Pires, Gerente Geral da Refinaria Gabriel Passos (REGAP). A transmissão aconteceu no perfil do instagram do Salão do Encontro (@salaodoencontro). Confira ao final da matéria.
De acordo com a gerente de Projetos do Salão do Encontro, Lourdes Leite, em um período de pandemia em que as crianças têm que ficar majoritariamente em casa, são necessárias alternativas lúdicas para que elas consigam brincar e se desenvolver, mesmo não tendo contato com os colegas.
“É sobre isso que tratamos na live, sobre como brincadeiras podem influenciar no desenvolvimento motor, psíquico e intelectual dos nossos pequenos. A participação do Giramundo nessa transmissão trouxe uma contribuição muito importante”, destaca.
Para Ulisses Tavares, do Giramundo, projeto selecionado pelo Petrobras Cultural para Crianças, o tema será muito construtivo, ainda mais neste período de pandemia.
“Essas questões ligadas ao isolamento bloqueiam uma parte importante da vida das pessoas, que é o convívio em grupo. Mas o conceito básico de brincar não será suprimido, pois brincar é experimentar. Brincar não é um conceito fechado pois dentro da brincadeira cabe falar, correr, cantar. Tudo é possível dentro dessa atividade. E essa liberdade se assemelha muito com as artes”, afirma.
A live foi voltada para pais, mães, avós, tios e educadores em geral. Afinal, cremos que todos à volta da criança são co-responsáveis pelo desenvolvimento e bem-estar dela.
Grupo Giramundo
O Giramundo foi criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. O tradicional grupo mineiro completou 50 anos e, ao longo deste período, montou 36 espetáculos, construindo um acervo de aproximadamente 1.500 bonecos.
O grupo também atua no audiovisual por meio de curtas e animações Um filme, inclusive, está na fase final de produção e deve ser lançado ainda em 2021. Para comemorar seus 50 anos, o Giramundo também vai remontar espetáculos do Miniteatro Ecológico, com o patrocínio da Petrobras.
Com informações da A.I do Salão do Encontro