A administração Regional Riacho fez um balanço das principais ações para a comunidade e dos desafios enfrentados nesses primeiros meses de 2021. Dentre eles, estão as fortes chuvas de verão que atingiram Contagem e, com elas, os velhos problemas das enchentes, que atingiram bairros que fazem parte da região. Para solucioná-los, medidas emergenciais foram tomadas pelo município, especialmente na Avenida Francisco Firmo de Matos.
De acordo com a prefeita Marília Campos, “as obras da bacia de contenção de águas da Rua Rio Volga, quando concluídas, impactarão na redução das áreas de alagamento, especialmente na avenida Francisco Firmo de Matos e seu entorno”.
Iniciada há mais de dez anos pelo governo estadual, a obra ficou parada e só retomou à execução após uma parceria com a Prefeitura de Contagem.
Com recursos da ordem de R$ 298 milhões para obras de combate às enchentes nos municípios de Contagem e Belo Horizonte, programas importantes estão em ação, a citar: projeto de macrodrenagem do córrego Ferrugem, que prevê a conclusão da bacia da Rio Volga, no bairro Riacho, e a construção de mais três bacias de retenção na Vila PTO; na Vila Itaú, em Contagem; na Vila Sport Club, em BH; e um Parque Linear na Vila Madre Gertrudes, também em Belo Horizonte. Além da construção de unidades habitacionais para realocar famílias removidas das áreas de inundação.
Outras intervenções
Na rua José Celestino foi feita uma intervenção importante, resolvendo um problema de inundação que se arrastava há 40 anos, beneficiando as famílias que residem no local. Nas ruas Rio Pardo e Rio Nilo foram feitas obras de captação de água, eliminando problemas decorrentes das chuvas. Já na avenida César Augusto, uma intervenção foi feita para corrigir a erosão de médio porte no cruzamento com a rua Sagitário. Na rua Padre José Maria De Man, serão feitas obras de captação de água e de alargamento da via para melhorar o fluxo de veículos no local.
Com informações da Prefeitura de Contagem