Uma planta que mescla beleza e autenticidade. Lindas e singulares, seriam elas bailarinas da natureza? Não sei. Multicores ou não, contidas, tímidas e também extravagantes, são diversas as espécies de orquídeas. Em Betim, uma exposição está chamando a atenção de quem passa pelo Mercado Central. São centenas delas, cada qual com seu quê de charme e doçura. Brancas, rosas, amarelas, negras, roxas, tons que encantam os visitantes.
É a sexta Mostra de Orquídeas que acontece no município, fruto da parceria entre o Orquidário Minas Brasil (que fica em Pará de Minas) com a Prefeitura de Betim. Há espécies nacionais e internacionais. Tem orquídea até da Tailândia, a Vanda, nossa eterna Vandinha. Tem coisa rara, como a Angulosa, a Paphiopedilum (também conhecida como orquídea sapatinho), e a Cattleya Walkeriana, da Alba a Tipo, passando pela Semialba. Os preços variam. Há opções para todos os gostos e profundidades de bolsos, mas é possível levar um exemplar a partir de R$ 10 – para aqueles cuja pressa da flor não é medida pra hora.
As orquídeas têm seu tempo. Algumas dão flores uma vez ao ano. Outras, brincam com o nosso cuidar e optam por não dizer quando vão realmente florir. Mas estão ali, quietas e silenciosas, buscando o momento certo para seu despertar. Há também as mais danadas, exibidas que, se bem cuidadas, podem ter flores duas ou três vezes a cada 12 meses e de forma prolongada nesta linda permanência em nossos lares.














A mostra ficará aberta ao público até dia 9 próximo, o domingo das mães, em horários variados – de segunda a sexta, das 7h30 às 18h; no sábado, das 7h30 às 16h; e no domingo, das 7h30 às 12h. Nada melhor que presentear sua princesa com essas damas da natureza.
O Mercado Central de Betim fica rua Amim Fares Debian, 170, Centro.