Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), entre os dias 5 e 30 de abril a fiscalização do transporte coletivo municipal monitorou 4.375 ônibus. Desses, 288 veículos estavam com excesso de lotação, isto é, com mais de dez passageiros em pé, e 305 veículos estavam sem álcool em gel para oferecer aos passageiros.
Neste período, 41 linhas foram autuadas, 115 multas foram aplicadas. A multa do transporte municipal é R$ 450 e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) é R$ 300.
O objetivo da fiscalização é verificar se os coletivos estão cumprindo as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19, dentre elas, o transporte de apenas dez passageiros em pé, se o álcool em gel está sendo disponibilizado aos usuários e se todos, inclusive motoristas, estão usando a máscara corretamente.
A fiscalização continua durante o mês de maio sempre em pontos estratégicos da cidade, nos horários de pico, pela manhã e à tarde, todos os dias da semana.
Com informações da Prefeitura de Contagem – Foto: Janine Moraes