Os Jogos do Interior de Minas (JIMI) serão realizados em um novo formato na edição 2021. Devido à pandemia de Covid-19 as disputas serão virtuais. O modo é o mesmo que grandes competições nacionais e internacionais estão fazendo: o desafio é lançado, as regras são dadas e os participantes gravam um vídeo apresentando seus desempenhos. As inscrições começam dia 17 próximo e terão direito a participar os desportistas mineiros a partir de 16 anos.
Serão cinco modalidades: basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei. Cada uma com seus desafios específicos para serem realizados em 120 segundos. Os classificados na etapa primeira etapa, por microrregiões do Estado, vão disputar entre si na etapa estadual, em data futura.
Desafios
No caso do futebol, o desafio será a execução de chutes na bola que deverão acertar as traves ou o travessão. A bola deverá estar posicionada na linha frontal da grande área, a 16,5 metros da linha do gol. Cada acerto somará 01 ponto. Caso a bola acerte a trave ou travessão mais de uma vez, será contabilizado apenas 01 ponto. Uma pessoa poderá auxiliar na reposição da bola.
Já na modalidade de futebol de salão, a disputa é de embaixadinhas. Será contabilizado o número de toques com os pés, coxas, ombro, peito e cabeça até o máximo de dois minutos. Aquele estilo Neymar, de parar a bola nas costas para tirar onda, deixe para o grande final. Cada toque valerá 01 ponto. Se a bola cair no chão, mesmo que ainda haja tempo, é fim de prova. Quer uma dica? Faça várias tentativas e envie a melhor, mas não conta para ninguém.
Para quem vai disputar no basquete, a competição é de lances livres a 5,8m da cesta. No handebol, o objetivo é o obter maior número de acertos nas traves ou travessão do gol, arremessando a uma distância de 7 metros.
No caso do vôlei, o(a) participante deverá executar, em até 2 minutos contínuos, o exercício em sequência: manchete, toque, mão no chão e voltar a posição de pé. Para pessoas com deficiência física – amputação membros inferiores -, o participante deverá executar a sequência sentado, realizando manchete, toque e bater duas palmas.
Será contabilizado o número de acertos da sequência (manchete, toque e mão no chão ou duas palmas – no caso das pessoas com deficiência) – valendo 01 ponto cada sequência.
A competição
Serão duas fases neste ano. A etapa microrregional e a estadual. Para os betinenses, a disputa será com mais 87 cidades da microrregião Metropolitana. Os vídeos poderão ser enviados de 17 de maio a 07 de junho. Serão classificados os dois primeiros colocados de cada modalidade e naipe (masculino e feminino) por microrregião. Na segunda fase, dos 16 classificados na primeira etapa, avançam os quatro competidores com melhor pontuação para as semifinais.
Inscrição
Para participar, deverá ser enviado um único arquivo de vídeo contendo o desafio da modalidade escolhida, onde deve citar o nome, município que reside e a data de gravação. Os links de envio dos formulários são:
Basquete: https://forms.gle/9KiF318bhQJtauCb8
Vôlei: https://forms.gle/GHwe93bMmp7MGMAQ9
Handebol: https://forms.gle/BafRMSPoK29ozVeR9
Futsal: https://forms.gle/thm2b6M6fzMkdxse8
Futebol: https://forms.gle/zBeWUfXkSByuBUZQA
Se o(a) participante for menor de idade, será necessária a identificação dos pais ou responsáveis legais, que terão de declarar total conhecimento do regulamento e assumirem a responsabilidade das informações fornecidas, bem como estarem cientes que o(a) inscrito(a) está apto à prática esportiva após exame médico.
Documentação
A documentação solicitada é o RG. Para menores de idade, além do RG dos pais ou responsáveis, uma declaração assinada autorizando a participação e cedendo os direitos de imagem também é necessária.
Vídeos
Os arquivos em vídeo devem ser enviados nos formatos .mov ou .mp4. Os vídeos não podem ser editados. É talento do começo ao fim. A posição da câmera é a horizontal e a gravação deve ser feita de forma que toda ação do participante durante a execução possa ser visualizada.
Premiação
Serão premiados com medalhas os três primeiros colocados em cada modalidade e naipe na Etapa Estadual. A premiação será enviada para o endereço de inscrição do participante. Os demais participantes, receberão o certificado.