Na próxima quinta-feira (13), os membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Betim (Compir) serão empossados. Ao todo, 40 integrantes – 20 titulares e 20 suplentes – terão as assinaturas recolhidas no mesmo dia que marca a Abolição da Escravatura no Brasil. A nomeação dos conselheiros foi publicada no Órgão Oficial do Município, no sábado (8).
O ato complementa as deliberações do conselho, iniciadas em março de 2020, atendendo as diretrizes da Lei Municipal 4.925, de 15 de dezembro de 2009, que instituiu a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
No total, 65,9% da população local é afrobetinense – por autodeclaração ou por outros instrumentos de definição étnico-racial da gestão municipal.
A missão do conselho é cumprir as diretrizes da Politica Nacional de Promoção da Igualdade Racial na esfera local de governo, atuando na proposição e articulação de propostas para consolidação da política, possibilitando a reflexão e o debate sobre o racismo estrutural e demais formas de discriminação existentes. Também é papel do conselho promover ações que levem a sociedade betinense a entender as dificuldades vivenciadas pela população negra no seu cotidiano.
De acordo com o atual presidente do Compir, Carlos Alberto dos Santos, hoje o conselho tem um olhar diferenciado para opinar a respeito da construção de políticas públicas.
“Para mitigar as dificuldades que a população afro tem em nosso município, atuamos na proposição de políticas públicas para garantir inclusão no mercado de trabalho e a visibilidade nos espaços públicos e sociais da cidade”.
Compir Betim
Endereço: rua Paulo de Freitas nº 16, 3º andar, sala 301 – bairro Brasiléia
Contato: 3594-1634/ – compirbetim@gmail.com