Viveiro Municipal de Betim produz mais de 60 mil mudas de janeiro a abril

O Viveiro Municipal de Mudas de Betim, criado há 22 anos com o objetivo de produzir mudas arbóreas e ornamentais para serem plantadas na cidade, já produziu, só neste ano, 60.850 mudas. Em 2020 esse número chegou a 200 mil.

Mini Espada-de-São-Jorge, Onze-horas, Vedélia, Clorofito e Traboeraba Roxa são alguns exemplos de plantas ornamentais cultivadas no espaço. Além delas, são cultivadas plantas arbóreas como ipê amarelo, branco, rosa e cascudo; aroeira salsa e mansa; baobá brasileiro e palmeira-licuri.

Para a presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos), autarquia que administra o viveiro, esse serviço é de suma importância para a cidade.

“A preservação dos recursos naturais é um dos pilares do nosso trabalho, realizado por meio da Diretoria de Serviços Ambientais da Ecos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ter mais árvores e plantas em nossa cidade significa investir no cuidado com o bem mais precioso que temos: a vida. Além disso, as pessoas merecem viver numa cidade bonita e arborizada”, conclui.

Além de serem usadas nas praças, parques e canteiros do município, as plantas arbóreas podem ser doadas à população. Quem tiver interesse, pode solicitá-las na Diretoria de Serviços Ambientais da Ecos, no Centro Administrativo João Paulo II – rua Pará de Minas, 640, 2° andar -, das 9h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3512-3160, no mesmo horário.

Embelezamento e cuidados

Entre os meses de maio a outubro, a natureza sofre um pouco com a seca. Com isso, os parques, praças e jardins da cidade necessitam de cuidados mais frequentes, já que muitas folhas secam e caem. Ao mesmo tempo, há o crescimento natural de árvores, arbustos e plantas que demandam poda.

Para garantir que os jardins e praças se mantenham vivos e bem cuidados, oferecendo mais conforto no lazer da população, a Prefeitura iniciou os serviços de manutenção desses espaços.

De acordo com a presidente da Ecos, esse serviço é essencial para uma cidade com mais qualidade de vida.

“Um dos nossos grandes desafios é abranger toda Betim com as nossas ações. Buscamos sempre a melhoria das condições de vida das pessoas, focando no seu bem-estar. Além disso, quando cuidamos dos nossos espaços públicos, a cidade fica mais bonita”, afirma.

Nas ações de conservação são realizadas capina, poda de arbustos e novos plantios. Atualmente, Betim conta com 86 praças, que também recebem manutenção em outros períodos do ano.

Fotos: Prefeitura de Betim

Comente

%d blogueiros gostam disto: