Betim negocia construção de oito escolas para aderir ao projeto Mãos Dadas

A Prefeitura de Betim tem priorizado a reestruturação física de escolas e de centros infantis. Prova disso são as construções de novas creches, com um total de 20 unidades, ampliações e modernizações de escolas do ensino fundamental. O próximo avanço virá com a adesão do município ao projeto Mãos Dadas, do Governo de Minas. A parceria entre o município e o Estado foi firmada na última quarta-feira (26), em cerimônia que reuniu o prefeito Vittorio Medioli e o governador Romeu Zema, na Cidade Administrativa. Com o convênio, Betim vai absorver os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em regime de coabitação e, como contrapartida, vai receber do Estado recursos para a construção de oito novas escolas em formato moderno.


“Recebemos do Governo de Minas a proposta de absorver 3.500 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, num prazo de três a quatro anos. Essa proposta, no entanto, não atendia as demandas da cidade. Apresentamos, então, um plano alternativo que, além de absorver estes alunos, prevê a eliminação do analfabetismo funcional. Vamos gerar 12 mil novas vagas com pelo menos 6 mil de ensino integral, com um novo modelo de escola que fornece espaço e condições adequadas a crianças em diferentes níveis de aprendizado. É um projeto que distribui dez unidades de ensino em todas as regionais da cidade – oito com recursos do Estado e duas com recursos municipais. Esse modelo de escola de ensino integral fez sucesso na avaliação do governo estadual. Serão unidades de primeiro mundo”, afirmou o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

Com o Mãos Dadas, o Estado se comprometeu a disponibilizar para Betim um recurso de  R$ 69,6  milhões, em parcela única, para a construção dos novos prédios escolares. Com este valor, a prefeitura construirá oito escolas com área de 5.000  m² cada  uma. Além das áreas educacionais comuns, os espaços contarão com sala para atividades alternativas, laboratório de ciências, de informática, salas multiuso – todas com acessibilidade, dois ginásios e área ampla arborizada.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), a prefeitura receberá os alunos do 1º ao 5º ano em regime de coabitação, ou seja, eles seguirão matriculados nas escolas estaduais até que as obras das novas escolas estejam concluídas. Cerca de 3.500 alunos serão absorvidos pela rede municipal.

“Com a contraposta apresentada pelo município ao governo estadual, daremos um importante passo para modernizar a educação de Betim. Serão espaços pensados no bem-estar de toda a comunidade escolar: mais conforto e segurança para os alunos e melhores condições de trabalho para os professores”, afirmou Marilene Pimenta, secretária Municipal da Educação.


Escolas da rede estadual que possuem anos iniciais do ensino fundamental


Escola Estadual Gramont Alves Gontijo

Escola Estadual Tito  Lívio  de Souza

Escola Estadual Silvio lucio de Assis

Escola Estadual Estudante Lívia Mara de Castro

Escola Estadual Sarah Kubitschek

Escola Estadual Candido Portinari

Escola Estadual Newton Amaral

Escola Estadual João  Guimarães  Rosa

Escola Estadual Dr Renato Azeredo 

Com informações da Prefeitura de Betim – Foto: Edson Dutra

Comente

%d blogueiros gostam disto: