Betim recebe 20 novas câmaras frias para o armazenamento de vacinas

A Prefeitura de Betim recebeu, nesta semana, 20 câmaras frias para o armazenamento de vacinas no município. Os equipamentos foram doados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), que promove a campanha Unidos pela Vacina. No dia 27 último, a Federação, representando o setor produtivo do estado, realizou entrega simbólica ao governador Romeu Zema (foto abaixo). Ao todo, 200 câmaras frias foram adquiridas e repassadas para envio aos municípios.

Em Betim, as máquinas substituirão câmaras que não possuem sistema de baterias de emergência – e que, atualmente, estão em uso em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) -, além das que estão antigas e precisam de manutenção – utilizadas na Central de Vacinas do município. Os novos equipamentos serão instalados nas próximas semanas.

Recentemente, problemas em sistemas de resfriamento fizeram com que cidades mineiras, inclusive Betim, sofressem com a perda de doses das vacinas contra a covid-19. De acordo com a secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, “até o dia 2/6, em Minas Gerais ocorreu perda de 1.890 doses de vacina contra covid-19, devido a falha de equipamento”.

A secretaria também informou que todos os registros de temperatura sofridos pela vacina contra covid-19 são avaliados pelo Ministério da Saúde.

Por outro lado, quando superada, a pandemia deixará um legado de investimentos que sempre se fizeram necessários na saúde pública e que, em virtude da disseminação do novo coronavírus, tiveram de ser acelerados sejam pelo sistema público, sejam por parcerias junto à iniciativa privada.

Nova tecnologia

“Para armazenar os imunizantes, a temperatura da câmara fria deve ser controlada entre 2º C e 8ºC. Além disso, os novos aparelhos possuem sistema mais atualizado de alarme sonoro e baterias que são acionadas em caso de falta de energia, evitando perda de vacinas”, explicou a secretária de Gestão da Saúde, Fernanda de Oliveira.

A campanha Unidos Pela Vacina também está realizando a distribuição de vários insumos pelas empresas associadas. Juntamente com a doação das câmaras frias, a ação está beneficiando 324 municípios mineiros. Uma segunda etapa está prevista para este mês.

“Foi mais uma ação de apoio ao gesto vacinal do estado. Muitos municípios não possuem a infraestrutura necessária para receberem e armazenarem as vacinas. A FIEMG realizou a mobilização das indústrias de Minas Gerais para a compra das câmaras frias, que serão entregues, diretamente, às secretárias de Saúde dos municípios beneficiados”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG.

Números em Betim

Segundo o boletim “Situação Covid-19 em Betim”, divulgado na última terça, 1º, pela Prefeitura Municipal, a cidade já registrou 27.3666 casos confirmados, sendo 25.302 já recuperados.

A taxa de ocupação de leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos Covid: 50 leitos ocupados
Leitos UTI: 114 leitos ocupados
Letos Clínicos Pediátricos: 6 leitos ocupados

Em relação ao número de leitos disponíveis, os percentuais das taxas de ocupação são, respectivamente: 43%, 65% e 67%.

Comente

%d blogueiros gostam disto: