CPI da VLI ouve convidados do poder Executivo em Betim

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Betim que apura supostas irregularidades praticadas pela concessionária VLI Transmodal S/A na administração da linha férrea e na não construção de transposições em dez pontos, realizou na manhã desta quarta-feira (2 de junho), no Plenário Carino Saraiva, sua primeira reunião com a participação de convidados.

“Tenho convicção de que a partir dessa CPI vamos encontrar soluções para os graves problemas causados pela negligência da VLI na administração da linha férrea que corta Betim praticamente ao meio”, afirmou o presidente da CPI vereador Paulo Tekim.

Para o relator da CPI, vereador Claudinho Fernandes, a palavra trem carrega um significado muito forte para os mineiros, mas em Betim ela é sinônimo de morte e sofrimento. “Não toleraremos que mais vidas sejam ceifadas devido ao descaso da VLI! Esta CPI não será um circo e vamos apurar a fundo as responsabilidades da empresa”, garantiu o parlamentar.

Questionamentos

Betim tem o maior trecho da linha férrea administrada pela VLI (37 quilômetros) e deveria receber R$130 milhões em investimentos para melhorar a segurança e o tráfego ao longo do município.

“Além de não aplicar esses recursos no município, a VLI fez um acordo com o Governo Federal para renovar a sua concessão e desviou cerca de R$1 bilhão para ser aplicado na extensão do metrô de Belo Horizonte”, revelou o procurador-geral do município, Bruno Cypriano.

Já o prefeito Vittorio Medioli destacou que a VLI Transmodal S/A pertence à Vale e replica os mesmos métodos de exploração predatória de sua controladora. “A Vale talvez seja a empresa mais lucrativa do mundo e não oferece contrapartida alguma para as comunidades que sediam os seus empreendimentos. A VLI repete essa prática e deixa um rastro de destruição por todo o município. Isso precisa acabar e vamos lutar para mudar esse panorama”, asseverou o chefe do Poder Executivo betinense.

Com informações da Câmara Municipal de Betim – Foto: Waleska Chaban

Comente

%d blogueiros gostam disto: