“Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): um compromisso com o futuro”, este é o tema da palestra que abre o Projeto Papo em Pauta, realizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG em parceria com o Instituto Unimed-BH. A atividade, gratuita, será apresentada em live no YouTube, nesta terça-feira, 08, às 19h. O link de acesso é: www.youtube.com/espacoufmg
Os convidados do evento inaugural são Henrique Zeferino, professor do departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Coordenador do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável; e Rafael Tello, economista, fundador e diretor da Watu Sustentabilidade, coordenador da Rede Desafio 2030 e do Hub ODS MG e professor de sustentabilidade estratégica e aplicada da Fundação Dom Cabral (FDC), HSM Educação e Skema Business School.
Henrique Zeferino (foto à dir.) trará uma discussão sobre o contexto geral dos ODS – origem, características e importância, abordando a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para a implementação dos ODS, com foco no papel das universidades.
E o que são os ODS?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
Os ODS fazem parte da Agenda 2030, firmada em 2015 por 193 líderes mundiais. Ela consiste em um ambicioso plano de ação que busca erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e conter as mudanças climáticas, entre outras ações.
17 ODS
Ao todo, são 169 metas traçadas em dezessete objetivos divididos por áreas: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e agricultura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e, por fim, parcerias e meios de implementação.
O intuito é que, desta maneira, governos podem planejar, implementar, monitorar e controlar políticas públicas que busquem atingir as metas.
Conheça mais no vídeo abaixo: