O Brasil tem uma das maiores incidências solares do mundo e é, principalmente, por isso que diversos brasileiros vêm optando pela energia solar. Além de ser uma fonte praticamente inesgotável e limpa, a energia solar faz também ameniza na conta de luz. Muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas e os custos das instalações estão diminuindo, motivo pelo qual os estados brasileiros estão investindo em energia solar.
Minas Gerais é líder no segmento de energia solar, responsável por 18% de todo o potencial instalado no país. São 844 cidades abastecidas por geração própria de energia. E, para continuar trilhando este caminho, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) lançou no mercado linhas de crédito especiais para projetos de autoconsumo ou geração de energias renováveis.
Segundo dados divulgados em outubro de 2020, pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Complexo Solar Pirapora, localizado no município de Pirapora, é a maior usina solar do país, que produzem cerca de 400 MW.

Os financiamentos podem ser contratados por empreendimentos de todos os portes, de micro a grandes empresas, mediante parcerias do banco com os integradores e distribuidores do mercado ou via contratação direta, conforme cada linha.
Em 2020, o banco desembolsou recursos de R$ 97,8 milhões principalmente para projetos de energia solar fotovoltaica, além de hidrelétricas de pequeno porte, alta de 67% sobre o ano anterior. Os projetos financiados reuniram potencial para gerar energia equivalente ao consumo anual médio de 28 mil domicílios.
Para mais informações sobre como solicitar o crédito acesse www.bdmg.mg.gov.br/creditoverde.