Prefeituras de Contagem e Betim debatem integração na área de segurança

Para fortalecer o monitoramento nas áreas da segurança e mobilidade urbana, Contagem e Betim estão trabalhando para implementar um “cinturão de segurança”, que permitirá a integração dos centros de comando e controle das respectivas cidades.

Para detalhar o andamento do projeto, a secretária de Defesa Social de Contagem, Paola Soares, e o presidente da Transcon, Renato Guimarães, se reuniram com oficiais da Polícia Militar (PMMG) e agentes da Guarda Civil e da Defesa Civil de Betim. Durante a visita, na sede da Transcon, eles tiveram a oportunidade de conhecer a nova Central de Operações de Contagem.

De acordo com a secretária Paola Soares, a proposta do “cinturão de segurança” é permitir que imagens e dados sejam compartilhados pelos dois centros por meio da instalação de uma fibra óptica. “Estamos em busca de uma segurança regionalizada e digital que utilize a tecnologia a seu favor para otimizar resultados e ampliar o monitoramento entre as cidades, seja no campo da mobilidade ou da segurança pública”, explicou.

Além da integração, o projeto prevê também investimentos em câmeras e equipamentos de alta tecnologia que facilitarão a identificação de carros, placas e pessoas.

“Com isso, conseguiremos fortalecer o sistema de videomonitoramento entre as cidades e implantar uma barreira de segurança que possa garantir mais proteção ao cidadão e agilidade no atendimento”, ressaltou a secretária.

O comandante da 2ª Região da Polícia Militar, Cel Wagner Mattos, destacou que o uso de instrumentos inovadores irá contribuir para a melhoria da informação.

“O cinturão fará com que tenhamos um ganho real em relação à atuação das polícias e dos órgãos municipais. Acredito que essa parceria irá melhorar a gestão e a coordenação das atividades de segurança pública”.

O comandante da Guarda Civil de Betim, Anderson Reis, salientou que as cidades são limítrofes e, portanto, enfrentam problemas comuns, inclusive relacionados à criminalidade. “Há grandes chances de um crime acontecer em Betim e o meliante se dirigir para Contagem ou vice-versa. Com essa integração dos sistemas, ficará mais fácil comunicar com Contagem e, consequentemente, a ação será mais rápida. Hoje, infelizmente não conseguimos essa interligação, mas espero, em breve, celebrar a implantação deste projeto”.

Av. das Américas monitorada

Na última quinta-feira, 03, a Prefeitura de Betim divulgou, em seu Facebook, imagens de câmera de monitoramento de trânsito já instalada na av. das Américas, uma das principais vias de entrada no município. De acordo com o órgão público, essa é a primeira de um conjunto de câmeras que serão gerenciadas pela ECOS.

Com informações das Prefeituras de Contagem e de Betim

Comente

%d blogueiros gostam disto: