A Prefeitura de Betim retoma, neste sábado (19) a vacinação para gestantes e puérperas – mulheres em pós-parto de até 45 dias -, sem comorbidades. Elas serão imunizadas com a vacina da empresa farmacêutica Pfizer, que foi autorizada pelo Ministério da Saúde para o grupo por meio da Deliberação 3440, de 14 de junho.
A estimativa da prefeitura é que cerca de 3.500 mulheres sejam imunizadas em mutirão que contará com três postos de vacinação, divididos conforme a idade e abertos das 9h às 17h.
Confira os locais de vacinação por faixa etária:
- De 18 a 24 anos – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – rua Tocantins, número 301, Brasiléia;
- De 25 a 30 anos Betim Shopping – avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 1.655, bairro Ingá;
- De 31 anos ou mais Centro Administrativo da Prefeitura – rua Pará de Minas, 640, Brasiléia.
No ato da vacinação, as gestantes devem apresentar documento de identidade e a caderneta da gestante ou cartão de pré-natal. Já as puérperas devem comprovar a data do parto (que deve ser de até 45 dias), apresentando a caderneta da gestante; cartão de pré-natal; relatório de alta hospitalar do parto; a certidão de nascimento ou de óbito da criança.
Comorbidades
Também será retomada a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades. A imunização desse grupo ocorre a partir da próxima segunda-feira (21), no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga. Para receber a vacina elas devem apresentar um relatório médico que prescreva e ateste a avaliação do risco benefício da imunização. No SUS-Betim, cerca de 300 mulheres fazem o pré-natal de alto risco e devem ser vacinadas.
Com informações da Prefeitura de Betim – Foto ilustrativa: Carla Carniel