Museu em Betim ganha nova iluminação para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

O dia 28 de junho é a data em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Em Betim, quem passa pelo Centro à noite notará a iluminação do Museu Paulo Araújo Gontijo, que recebeu as cores do arco-íris.

Por meio da parceria entre a Prefeitura de Betim e o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual LGBTI (COMLGBTI), o prédio recebeu uma iluminação especial com 12 projetores de LED em sua fachada, voltados para as avenidas Amazonas e Governador Valadares. A decoração ficará ligada até o dia 2 de julho.

Para quem desconhece o motivo da data, explicamos: a celebração mundial existe para relembrar a data em que gays, lésbicas, bissexuais transexuais e travestis que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Nova York, se rebelaram contra a repressão preconceituosa da polícia e reivindicaram direitos civis, em uma marcha nas ruas da cidade americana. Isso aconteceu nos idos de 1969.

Desde então, mais de 50 anos se passaram, e as uniões civis entre homossexuais passaram a ser garantidas em 34 países, segundo a Associação Internacional LGBTI (Ilga), e, em 28, pessoas do mesmo sexo puderam se casar. No Brasil, de acordo com as Estatísticas de Registro Civil reunidas pelo IBGE, cerca de 28 mil casais homoafetivos oficializaram casamentos entre 2013 e 2019.

Foto: Prefeitura de Betim

Comente

%d blogueiros gostam disto: