Vacinação chega às pessoas com 39 anos nesta sexta (30) em Betim

A Prefeitura de Betim abrirá, nesta sexta-feira (30), a vacinação contra a covid-19 para as pessoas com 39 anos. A expectativa é que mais de 5 mil moradores sejam imunizados. A vacinação ocorre nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 10h às 17h. A prefeitura aguarda a chegada de novos lotes de imunizantes para avançar a vacinação para outras faixas etárias.

Para ser imunizado, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, o Cartão SUS, o cartão de vacinação e um comprovante de endereço. Quem tomou a vacina contra a gripe nos últimos dias deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para receber a dose contra a covid-19.

Vacinômetro

De acordo com o boletim de atualização do número de vacinados contra a covid-19 na cidade, no dia 28 último, mais de 250 mil pessoas já foram imunizados, sendo: 184.229 pessoas com a primeira dose, 55.132 com a segunda dose e 10.797 com dose única.

Reações

Em meio às distintas vacinas sendo aplicadas na população (CoronaVac, AstraZeneca, Janssen e Pfizer), de acordo com os lotes enviados aos municípios, alguns cidadãos acabam tendo reações diferentes. Em Betim, tem sido mais comum as incidências de reações na vacina Astrazeneca. Os efeitos, passageiros, relatados são os calafrios, sensação de febre, dor nas juntas do corpo e dor de cabeça.

João Prado, por exemplo, imunizado com AstraZeneca, passou dois dias de cama sentindo as reações citadas. “É impressionante como o corpo reage. Tomei a vacina de manhã. À noite, comecei a ter calafrios. No dia seguinte, dor no corpo, estado febril. Após a segunda noite, já estava melhor, apenas com leve dor de cabeça”, disse.

Assim como Prado, outro imunizado com a mesma marca de vacina foi Tiago Nogueira, que relatou sentir os efeitos também por dois dias. “Ela dá uma derrubada na gente. Nunca fui de ter gripe, problemas de saúde, mas a sensação parecia de que estava doente. Mas pelo menos estou imunizado com a primeira dose, isso é mais importante”, contou.

Especialistas explicam que no caso da AstraZeneca, isso tem relação com a tecnologia da vacina: a de vetor viral. A vacina é feita com o vírus ativo, mas ele não é capaz de causar a doença porque ele é modificado. Entretanto, por estar ativo, ele induz uma reação imunológica muito forte e parte dessa reação é a inflamação.

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede municipal de Saúde, nesta quinta-feira, 29, é de 47% em relação à sua capacidade de atendimento. São 83 leitos ocupados de um total de 130 disponíveis. No caso de leitos clínicos pediátricos, a taxa de ocupação é de 56%, com cinco leitos ocupados de nove disponíveis. Betim registrou, até o momento, 1.315 óbitos.

Comente

%d blogueiros gostam disto: