O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, anunciou, na última quinta-feira (29), por meio de live nas redes sociais, as novas normas de flexibilização para serviços não essenciais, incluindo atividades ligadas ao entretenimento.
De acordo com o decreto publicado no Órgão Oficial do município, bares e restaurantes podem ficar abertos das 10h às 23h30, com a possibilidade de shows, desde que não ocorra venda de ingressos. Cinemas, teatros, museus, parques de diversão e salões de festas também receberam autorização para funcionar, desde que cumpram todas as normas de biossegurança estabelecidas, como uso obrigatório de máscara, distanciamento mínimo de 1,5 m entre os presentes e lotação reduzida, conforme cada espaço, dentre outros protocolos. Além disso, o comércio não essencial poderá abrir das 9h às 17h30.
Os eventos esportivos também foram contemplados pelo decreto municipal, que possibilita, para a realização dos mesmos, a assinatura de um Termo de Ajustamento Municipal (TAM) entre as entidades esportivas interessadas e a prefeitura para garantir o cumprimento das medidas sanitárias vigentes.
A adoção das novas normas de flexibilização levou em conta os dados referentes à covid-19 em Betim, como a redução do número de contaminações; a queda de 40% no número de óbitos nos meses de maio e junho em decorrência da doença; a diminuição de 26,5% de internações no Cecovid-4, também nos meses de maio e junho; e os dados do vacinômetro do município, que apontam mais de 245.391 doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas.
Com informações da Prefeitura de Betim