Salão do Encontro é contemplado pelo programa Criança Esperança

O Salão do Encontro, instituição que atua há 50 anos em Betim, foi novamente contemplado pelo Criança Esperança. O projeto selecionado para receber o apoio da iniciativa foi o “Encontros Educativos – 3 ª Edição”, que prevê o desenvolvimento do protagonismo infanto-juvenil e o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e escolares na periferia de Betim.

O projeto prevê o atendimento de cerca de 800 crianças e adolescentes ao longo do próximo ano. Um dos diferenciais do Salão são as atividades de arte-educação, incluindo tecelagem, cerâmica, pintura com pigmentos naturais. São oficinas que preservam a tradição e os saberes mineiros. Os alunos também contam com aulas de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), musicalização infantil, iniciação esportiva e canto coral.

Por meio do projeto do “Encontros Educativos” será realizada a sistematização da metodologia utilizada no Salão do Encontro. “Trata-se do registro das técnicas e vivências educacionais aplicadas no Salão do Encontro, visando organizar os processos, suas dimensões, características e indicadores”, destaca a Gerente de Projetos do Salão, Lourdes Leite.

O projeto ainda vai promover a formação continuada dos educadores do Salão do Encontro. “Essas ações agregam valor ao ensino disponibilizado pelo Salão do Encontro, garantindo que nossos profissionais estejam em constante capacitação”, complementa.

Os recursos recebidos serão usados exclusivamente para a contratação de profissionais, aquisição de materiais pedagógicos, tecidos e aviamentos para artesanato e pequenos reparos.

“Este projeto nos possibilitará a continuidade das atividades de formação educacional e aperfeiçoamento do nosso trabalho. Somos gratos à UNESCO e equipe do Criança Esperança pelo reconhecimento”, frisa Lourdes Leite.

A escolha foi motivo de comemoração para os atendidos pela instituição. É o caso de Camila de Andrade de 31 anos, mãe do Bernardo, aluno do Pré I. Ele tem 4 anos e foi diagnosticado com mielomeningocele, um problema congênito na medula espinhal. Ela conta que o apoio pedagógico de toda a equipe do Salão do Encontro tem contribuído para o desenvolvimento motor e intelectual do garoto.

“Me emociono toda vez que falo do Salão, pois o Bernardo recebe uma atenção muito especial aqui. As atividades educativas são diferenciais e ajudam o meu filho a superar os obstáculos do diagnóstico dele. Todos os especialistas que ele vai elogiam”, relata.

Esta é a sexta vez que o Salão do Encontro recebe o apoio do Criança Esperança, iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com a Rede Globo.

Comente

%d blogueiros gostam disto: