Escritor e poeta Ricardo Aleixo é o convidado da semana no Sempre Um Papo

O projeto Sempre Um Papo recebe, na próxima terça-feira, 17, o escritor e poeta Ricardo Aleixo. O bate-papo às 19h, quando o autor falará sobre seu livro “Extraquadro” (Ed. Impressões de Minas/Lira). A conversa terá mediação de Afonso Borges e faz parte do #SempreUmPapoEmCasa, com transmissão ao vivo pelas mídias sociais do projeto, com tradução simultânea em Libras.

“Extraquadro” (Impressões de Minas/Lira)

A obra reúne 32 poemas escritos por Ricardo Aleixo, entre 2013 e 2020. Alguns deles foram publicados pelo autor em suas redes sociais e, diante da reação positiva de seus seguidores, acabaram sendo escolhidos para formar o livro. Há outros, porém, que são inéditos.

A palavra “extraquadro” diz respeito à técnica utilizada na fotografia e no cinema para tratar de elementos que não estão localizados na cena. Nesse sentido, o conteúdo do livro se desenvolve a partir de uma foto de infância do autor. Os poemas abordam não o que está visível na imagem, mas seu entorno: as circunstâncias, os sentimentos, os fatos aos quais ela se relaciona.

“Extraquadro” revela a importância que o autor dá aos aspectos estéticos que acompanham a parte escrita. Os poemas assumem diferentes composições ao longo das páginas, como em uma espécie de partituras. O projeto gráfico do livro, realizado pelo artista e designer Mário Vinícius, teve um papel essencial para potencializar os poemas e das imagens feitas por Aleixo.

O autor

Ricardo Aleixo nasceu em Belo Horizonte, em 1960. Além de escritor, é músico, produtor cultural, artista plástico e editor. Possui uma extensa obra formada por diferentes linguagens, como filmes, videopoemas, performances, peças de teatro, peças sonoras e gráficas. Além de “Extraquadro”, Ricardo é autor de mais 14 livros, tendo iniciado sua trajetória literária em 1992, com a publicação de “Festim”. Ele é também curador do Festival de Arte Negra (FAN) de Belo Horizonte e trabalhou como editor da revista Roda – Arte e cultura do Atlântico Negro.

Comente

%d blogueiros gostam disto: