Com a chegada de setembro e o ensejo da campanha do Setembro Amarelo, a Secretaria de Educação de Brumadinho deu início ao Projeto Girassol, que tem por finalidade debater com alunos sobre a conscientização de valorização da vida. Idealizado pelos profissionais de Psicologia da rede municipal de ensino, o projeto está sendo desenvolvido em duas perspectivas: a visual e atuante.
Nos corredores e salas das escolas estão sendo feitos murais com frases e adereços, além de intervenções direcionadas a cada grupo, adaptando a linguagem de acordo com cada ano.
Na Escola Antônio Hermenegildo Paiva, em Marinhos, do Maternal 3 ao 2º período foi trabalhado a história chamada O Monstro das Cores, que traz a relação de emoções com cores, buscando o desenvolvimento de competências socioemocionais. Do 1º ao 5º ano, foi criado uma ferramenta chamada “Emocionário”, ainda utilizando-se da mesma história, é uma ferramenta que consegue mensurar as emoções que os alunos vivenciam durante a semana.
Na Escola Leon Renault, no Aranha, os alunos do 6º ao 9º ano trabalharam em outra perspectiva, com rodas de conversa, dinâmicas em grupo, onde os alunos conseguem expressar seus sentimentos livremente.
O Projeto Girassol está sendo trabalhado em todas as escolas municipais e não somente em setembro. A previsão é de que se estenda até o final do ano.