Cidade mineira é eleita a “capital do café com biscoito”

São Tiago é oficialmente a “Capital Mineira do Café com Biscoito”. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sancionou no dia 17 de setembro a lei estadual que confere esse título ao município, a partir de iniciativa do deputado estadual Cristiano Silveira. É o reconhecimento desse importante aspecto cultural e da vocação econômica da cidade, que impulsionam a imagem municipal e a geração de emprego e renda, segundo justificou o parlamentar.

O título vem somar ao selo de procedência geográfica (de 2012) e à rota turística Caminhos de São Tiago, cujo município é o ponto de chegada, comemora Bruno Henrique dos Santos, secretário municipal de Cultura, Turismo e Lazer. “Esse título vem fortalecer ainda mais a nossa posição no cenário estadual e nacional, como cidade-polo na produção de biscoito artesanal.”

A indústria é o carro-chefe da economia local, empregando cerca de três mil pessoas, direta e indiretamente, acrescenta Bruno.

“São Tiago já exporta biscoito para vários estados, como São Paulo, Rio, Espírito Santo, Bahia e Paraná. E alguns produtores já fizeram contato para comercializar biscoito no Paraguai.” Além disso, a Festa do Café com Biscoito, prejudicada temporariamente pela pandemia, recebe mais de 100 mil pessoas em períodos normais.

“Com certeza, este título vai divulgar mais os nossos biscoitos”, concorda Eduardo Custódio Rodrigues Parreiras, da Associação São-tiaguense dos Produtores de Biscoito (ASSABISCOITO). A produção não foi muito prejudicada pela pandemia por integrar um setor essencial que é o alimentício, acrescenta. Porém a indústria de biscoito sofre com “aumentos abusivos” nos preços das matérias-primas, que “não conseguimos repassar aos consumidores”, alerta. Em algumas mercadorias, como margarina, gordura hidrogenada e embalagens, o aumento chegou a 60%, acrescenta.

Com informações do Jornal das Lajes

Comente

%d blogueiros gostam disto: