A Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.551, de 29/09/2021, inicia a aplicação da dose de reforço (3ª dose) em trabalhadores da saúde que se encaixem nos critérios definidos*. É necessário que a 2ª dose tenha sido aplicada há mais de 6 meses, independente do laboratório.
A partir de 05 de outubro, a vacinação desse público acontecerá na Policlínica Municipal, de 08 às 14h, enquanto houver doses. Apenas durante o Dia D de vacinação contra a Covid, uma vez por semana, esse público poderá se vacinar em qualquer UBS.
É obrigatório apresentar documento com foto, CPF, cartão de vacina contendo a 2ª dose há mais de 6 meses e documentos que comprovem o vínculo ativo a estabelecimento de saúde.
São elegíveis para a dose de reforço os trabalhadores da saúde:
- Aqueles que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que trabalham em estabelecimentos de serviços de saúde: hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias.
- Agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio à saúde: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde.
- Trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares, com programas ou serviços como cuidadores de idosos, doulas e parteiras, estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde (desde que estejam em atividade de exposição ao Coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica).
É necessário apresentar comprovação de vínculo ativo a estabelecimento de saúde.
Com informações da Prefeitura de Brumadinho