Minha primeira parada no Betiquim foi o Bar Lado B (rua Antônio Quirino da Silva, 55 – Ingá), que concorre com uma costela suína recheada com linguiça artesanal defumada da casa, purê de mandioca com manteiga de garrafa e chips de jiló, acompanhado de molho de uva picante.
O atendimento inicial merece nota 10. Garçons atenciosos e a cerveja na temperatura ideal. Aceitei a indicação do drink da casa, especialidade do bartender: a Piña Colada, coquetel a base de rum, leite de coco e abacaxi, originado na cidade de San Juan, em Porto Rico. E valeu a pena. Com o dulçor na medida exata, é uma boa pedida para quem não é grande fã de cerveja (infelizmente não tirei a foto do drink… sorry).
Finalmente, é chegada a hora de experimentar o prato tão aguardado. Bem apresentada, a porção serve tranquilamente duas pessoas. Mas a potência fica mais presente no olhar que no paladar. Foi preciso destrinchar a costela até sua metade para encontrar a tão aguardada linguiça da casa – que, embora saborosa, perdeu sabor com o excesso de gordura na peça de costela selecionada.
Ponto positivo para o purê, com textura aveludada e sabor suave. A pimenta biquinho em conserva, que teria o papel de abrir nossas papilas gustativas com sua acidez, nos fazendo salivar e querer mais do prato, perdeu sua função ao ter sido lavada pelo chef. O molho de uva não apresentava a picância prometida, se tornando um mero adereço na composição. Quem se revelou e virou a estrela do prato foram os chips de jiló, com uma crocância perfeita e temperado na medida exata.
E você? Já provou esse petisco? O que achou? Deixe seu comentário. E clique aqui para conhecer este e outros pratos que estão na competição.
Notas finais:
Atendimento: 10
Temperatura da bebida: 10
Petisco: 7
Higiene do local: 10