A turma do ciclismo betinense tem dado um show de bons exemplos no município. Dia 28 próximo, domingão, será realizado o “Pedal & Diabetes”, uma atividade gratuita voltada para a conscientização sobre os cuidados que envolvem essa doença. A idealização é do grupo Insulina Ativa Team, que reúne ciclistas diabéticos e que fazem do esporte uma prática rotineira para a melhora da saúde, do controle glicêmico entre outros fatores, em parceria com a galera do Trilhão dos Bandeirantes, na pessoa do ciclista Marcus Aurélio. A concentração será às 7h, na Praça do Encontro, com fim previsto para às 12h.
A programação (ver no final da matéria) está repleta de coisas boas. Além da pedalada até a Várzea das Flores – (cerca de 20km), o tradicional ‘bate-volta’, ligeiro, para o público em geral (nível iniciante) -, os participantes contarão com uma pequena palestra sobre os sintomas da diabetes e os primeiros socorros que devem ser dados àqueles que são acometidos desse problema. Além disso, serão realizados serviços de exames de glicemia, pressão e aquela ‘gostosa massagem’ para aliviar a musculatura e deixar a mente sã. Também serão instaladas lojinhas para os(as) interessados(as) em adquirir algum produto do universo do pedal. E o melhor: vai ter sorteio de brindes (clique aqui e se inscreva para tentar a sorte).
O ciclista Marcus Aurélio, praticante do esporte há 16 anos, destaca alguns benefícios da ciclismo em nosso dia a dia. “Sabemos que saindo do sedentarismo, em qualquer tipo de atividade física, percebemos a ajuda no controle de peso, claro que seguido de uma boa alimentação. O esporte também melhora a autoestima, diminui a ansiedade, melhora do sono. A pressão arterial é beneficiada, a força muscular, o sistema cardíaco, a qualidade do sangue, o humor. No caso do pedal, tem também a criação de novas amizades, laços de convívio. Isso é muito bom para qualquer pessoa”, conta.

Mês da diabetes
O mês de novembro, muito conhecido pelas campanhas voltadas para o câncer de próstata, também é marcado por ser um período em que os debates sobre o diabetes entram em evidência, uma vez que o 14 de novembro é considerado o “Dia Mundial do Diabetes”.
A doença
O Diabetes é uma condição de saúde que causa amputações, perda de visão, paralisação dos rins e diversas outras doenças relacionadas ao baixo controle glicêmico. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 milhões de brasileiros sofrem com esse problema, ou seja, aproximadamente 6,2% da população do nosso país é acometida pelo diabetes.
Confira a programação
07h – Concentração Praça do Encontro em frente a fonte (turma com balões azuis)
07h30 – Saída para pedal na Orla da Várzea das Flores (+/- 20km)
09h30 – Retorno para a Praça com Café no TOPCANA
10h – Pequena explicação de sintomas e primeiros socorros para quem tem Diabetes
10h30 – Liberado o acesso aos serviços de exames de glicemia e pressão, massagistas e lojinhas
11h – Início dos Sorteios (Jersey de Ciclismo do Insulina Ativa, Óculos HB, Cestas de Produtos da Fazenda Beira Rio, Kits BD com mochila, Squeezes, Carregador de Celular, Bolsas Térmicas, e muito mais!)
12h – Encerramento

Apoiadores:
CICLOFOG – https://www.ciclofog.com.br/
DROGAMAXI – https://www.drogamaxi.com.br/
FAZENDA BEIRA RIO – https://fazenda-beira-rio.kyte.site/
TOPCANA – https://www.instagram.com/topcanabetim1/
AKI É BIKE – https://www.instagram.com/akiebike.mg/
SOS DO CANCER – https://www.instagram.com/sosdocancer/
RÁDIO HITS FM 87.9 – https://www.hitsfmbetim.com.br/
ASSOCIAR MG – http://www.associarmg.org.br/
LAERTE AMALI FOTOGRAFIA – https://www.instagram.com/laerte.amali/
BD DIABETES CARE – https://www.bd.com.br/
DIABÉTICA TIPO RUIM – https://www.instagram.com/diabeticatiporuim/
Foto de destaque ilustrativa: Getty Images