“Ações em prol das vítimas das chuvas podem continuar até março”, destacou vice-prefeita

Na manhã desta quinta-feira, 10, na praça Tiradentes, em Betim, ações em prol das vítimas das chuvas (que assolaram o município em janeiro) ganharam novo fôlego a partir da parceria entre a Unicesumar, Prefeitura de Betim e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – esta última, que é um ponto de arrecadação para doações de materiais de higiene pessoal, limpeza e utensílios domésticos.

A atividade realizada teve como protagonista a instituição de ensino, que montou um estande na praça e doou livros didáticos àqueles(as) que deixaram suas contribuições. De acordo com o gestor de polos da UniCesumar, que tem uma unidade de Ensino à Distância em Betim, são aproximadamente 300 ações assistenciais realizadas por ano em todo o país.

“Na nossa região, a cada semestre, as cidades são visitadas uma ou duas vezes pela nossa caravana. Estamos falando de um caminhão com cerca de 60 colaboradores que conseguem mobilizar toda a população local e, geralmente, com uma campanha envolvendo o poder público, a CDL e entidades que estão de alguma forma ligadas ao projeto que é realizado”, disse.

Quem marcou presença foi a vice-prefeita de Betim Cleusa Lara, que falou sobre a importância de parcerias entre as esferas pública e privada, além de reiterar os esforços da Prefeitura desde o início de janeiro com ações envolvendo todas as secretarias.

“Essa é mais uma ação em parceria para tentar minimizar o sofrimento das famílias. No momento mais crítico, em janeiro, quando enfrentamos muitos dias de chuva e as pessoas tiveram de sair de suas casas, fizemos abrigos, tivemos participação da secretaria de Educação fornecendo toda a alimentação nestes abrigos, tivemos a Saúde indo em todos os abrigos procurando as famílias, recebemos algumas inclusive nas UBS´s. Fizemos um trabalho multidisciplinar, com todas as secretarias envolvidas e, o mais importante, recebendo o carinho dos profissionais da Prefeitura com muita boa vontade. Isso faz o crescimento pessoal também das pessoas, disse.

O presidente da CDL Betim, José Barboza, destacou que a iniciativa é relevante “para garantir condições para que as pessoas voltem a ter dignidade em seus lares”.

Atingidos

Em Betim, segundo dados da Prefeitura, mais de 36 mil moradores foram atingidos diretamente pelas fortes chuvas. Segundo a Superintendência de Defesa Civil, 9.251 pessoas precisaram ser desalojadas de suas casas e levadas para casas de parentes ou amigos. Mais de 300 moradores foram encaminhados para abrigos disponibilizados pela prefeitura.

Cleusa Lara salientou a consciência solidária dos betinenses em momentos de crise, como o de agora e disse que as ações em prol das vítimas das chuvas serão mantidas.

“Vamos continuar em fevereiro, talvez março. As pessoas em Betim são muito solidárias, recebemos muitas doações e isso faz com que a gente consiga ajudar por um tempo maior”, finalizou.

Onde doar?

Câmara de Dirigentes Lojistas de Betim (CDL)

Rua Vicência Maria de Jesus, 375 – Bairro Jardim da Cidade

Fotos: Correio de Betim

Comente

%d blogueiros gostam disto: