A Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista (rua do Rosário, 764, Angola) volta, nesta semana, a funcionar aos sábados e, para marcar o retorno, a Prefeitura de Betim preparou um cronograma especial para este sábado (12), a partir das 9h. O dia será marcado pela comemoração ao Dia do Bibliotecário e à Semana da Mulher, com a presença confirmada do escritor Olavo Romano.
O escritor, além de ex-presidente da Academia Mineira de Letras foi, em 2020, o nome homenageado da sexta edição da Bienal Mineira do Livro. Possui quase vinte livros publicados, oito deles amplamente adotados em escolas de Minas e de outros estados.
Entre as obras adotadas em escolas, podem ser listados os livros Casos de Minas (1982); Minas e seus casos (1984); Dedo de prosa e Prosa de mineiro (1986); Os mundos daquele tempo (1988); Um presente para sempre (1990) e Memórias meio misturadas de um jacaré de bom papo (2002). Nestes, sua literatura focaliza o jeito, a fala, a vida no interior mineiro.
Reabertura
No caso da reabertura biblioteca, vale lembrar que a mesma precisou ser fechada em março de 2020 – em decorrência da pandemia. Posteriormente, reiniciou com atividades em dias úteis, das 8h às 17h e, agora, estará de portas abertas aos sábados, das 8h às 12h.



Acervo
O acervo da biblioteca é vasto. Atualmente, a unidade oferece para toda a população mais de 60.000 volumes para empréstimo domiciliar ou consulta local. Desde 1992, a unidade conta com livros em Braille e em áudio, além de uma coleção rica de escritores betinenses e acervo patrimonial – com volumes da década de 1960, obras autografadas com dedicatórias e documentos únicos e raros, com significado histórico ou fragilizado.
A biblioteca conta ainda com quadrinhos, almanaques, dicionários, literatura infanto-juvenil, brasileira e estrangeira, além de obras informativas que dão apoio a pesquisas em todas as áreas do conhecimento.
Foto de destaque: Diego Nagem – Fotos Biblioteca: Prefeitura de Betim