Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Betim prorrogou, até 24 de junho, as campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo. O objetivo é ampliar as coberturas vacinais do público-alvo das campanhas, que estão com baixa adesão no município. As vacinas continuam disponíveis para os grupos prioritários nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 17h, e no Vacimóvel.
De acordo com o balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde, o grupo prioritário com maior cobertura vacinal contra a influenza é o dos trabalhadores da saúde, com 68,4%, seguido pelo dos idosos, com 60,1%, e das crianças, com 35,8%. Já a cobertura contra o sarampo para as crianças está em 37,54%. A meta estipulada pelo MS para a vacina contra a influenza é de pelo menos 90% de cobertura para cada grupo prioritário e, contra o sarampo, de 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos.
O imunizante contra o sarampo está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos e para trabalhadores da saúde. Os grupos prioritários que podem receber a vacina contra a influenza são os de trabalhadores da saúde; de idosos com 60 anos ou mais; de gestantes e puérperas; de crianças de 6 meses a 4 anos; de professores; de pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; de profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; de caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbanos e de longo curso; de povos indígenas; de trabalhadores portuários; de funcionários do sistema prisional; de população privada de liberdade e de jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.