Os cuidados com o meio ambiente devem fazer parte da vida cotidiana. E se o destino dado aos resíduos produzidos forem inadequados, os impactos causados na natureza e na saúde pública alcançam grandes proporções. Por esse motivo, a Prefeitura de Betim, por meio da Guarda Municipal e da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) realizam a segunda blitz educativa dia 25 próximo (sábado) para conscientizar a população sobre a gestão correta de resíduos e o bom uso do Eco Entulho na cidade. A primeira blitz aconteceu dia 11 último, no bairro Granja Verde. A próxima será no Jardim Teresópolis.
O Programa Eco Entulho existe desde 2018 e foi criado para disponibilizar à população um ponto adequado para o descarte de entulho – resíduo proveniente da construção civil – de forma gratuita, para posterior destinação à Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (URRCC). São, atualmente, 26 pontos espalhados entre as regiões Imbiruçu e Teresópolis.
Registros da Blitz Educativa realizada dia 11/06:



Nas unidades do Eco Entulho, os materiais recebidos são coletados e, após tratamento específico, são transformados em novos insumos para serem utilizados na pavimentação de vias públicas, gerando economia de até 40% nos custos das obras.
Durante as blitz, os motoristas recebem uma cartilha sobre uso correto do Eco Entulho e mudas de árvores das espécies Jacarandá Mimoso, Paineira, Sibipiruna, Ipê Rosa e Mogno, cultivadas no Viveiro Municipal.
Descarte de resíduo eletrônico
A Prefeitura de Betim está disponibilizando um local adequado para a população realizar o descarte de produtos eletrônicos. Quem tiver computadores, telefones, aparelhos de telecomunicação e eletrônicos em geral que precisam ser descartados pode, até o dia 30 de junho, deixar os itens no tambor instalado no hall do centro administrativo.
Fotos: Prefeitura de Betim