Em sete meses de operação, o Vacimóvel da Prefeitura de Betim já aplicou mais de 16 mil doses de vacinas. O veículo, que é uma das primeiras unidades móveis da rede pública de saúde criada exclusivamente para vacinação no país, é reconhecido como uma iniciativa de sucesso que está sendo modelo para outros municípios. Desde 15 de novembro, quando foi colocado em atividade, o Vacimóvel aplicou mais doses que qualquer outro ponto de vacinação na cidade. Em média, no veículo, são aplicadas 150 doses de vacinas, principalmente contra a covid-19, por dia.
Como explica a secretária municipal de Saúde, Fernanda de Oliveira, o Vacimóvel foi idealizado para melhorar o acesso da população à imunização, ampliando assim a cobertura das vacinas de rotina. “Ele foi de extrema importância na vacinação contra a covid-19, pois conseguimos atingir um maior número de pessoas e, com isso, ter uma melhor cobertura vacinal contra a doença”, afirmou.
Doses aplicadas no Vacimóvel
Novembro – 2.513
Dezembro – 3.241
Janeiro – 997
Fevereiro – 96 (mês de férias da equipe)
Março – 2.435
Abril – 2.020
Maio – 1.510 (mesmo com o veículo em manutenção por cerca de 14 dias)
Junho – 3.448
A unidade já circulou pelas dez regionais do município, participou de grandes eventos, como o Mundial de Vôlei e percorreu empresas e instituições de ensino da cidade oferecendo as vacinas para a população, tanto em horário comercial como em horários alternativos, no período noturno e nos fins de semana.
O Vacimóvel teve um importante papel também no atendimento às vítimas das chuvas que atingiram o município no início deste ano. A unidade circulou pelos abrigos que acolheram as pessoas desabrigadas e as regiões alagadas para vacinar a população contra hepatite A, além de conferir e atualizar a situação vacinal e emitir um novo cartão de vacinas para quem perdeu o documento na enchente.