A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi novamente prorrogada – desta vez, até 21 de outubro – em todo o Brasil. A baixa procura e a cobertura vacinal abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, motivaram a ampliação. Segundo dados da Prefeitura de Betim, compilados pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da campanha, em 8 de agosto, foram aplicadas 16.651 doses da vacina oral contra a poliomielite no município, uma cobertura vacinal de apenas 67,11%.
“Foi necessário prorrogar novamente a campanha, pois estamos com baixa adesão, apesar de toda a mobilização em prol da vacinação. Somente com a imunização das crianças vamos evitar o surgimento de novos casos de poliomielite e de outras doenças no país. Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que levem seus filhos até uma UBS ou ao Vacimóvel para fazer a atualização do cartão vacinal”, alertou a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.
Os imunizantes estão disponíveis nas 38 Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também no Vacimóvel. A vacina oral contra a poliomielite é destinada para todas as crianças entre 1 e 4 anos. As demais vacinas estão disponíveis para crianças e adolescentes, menores de 15 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. No dia da imunização, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta da criança para conferência e para que sejam aplicados os imunizantes que estão no prazo ou em atraso.